5/24/2009

O professor petista e o radialista ex-petista: o bom debate

O radialista Jerry Alves é um desses “ boa praça” que vale a pena conversar. Tem conteúdo, busca sempre aprender e apreender coisas novas; tem sempre um olhar crítico sobre a sociedade, e um livro debaixo do braço. Pensa, discorda, concorda, pondera, se altera, e costuma dizer e defender aquilo que acredita.

Ex-militante do PT Jerry se divide entre o rádio e a atividade de cerimonialista. Ele também mantém um diário eletrônico onde fala de politica, musica, poesia etc... www.jerryalves.blogspot.com.

Me chamou atenção, recentemente, no Blog do Jerry as ponderações feitas por ele em relação a um comentário feito pelo professor, historiador e dirigente do PT local Carlos Hermes, sobre o enfrentamento ( pessoal) feito pelo prefeito Sebastião Madeira com os marchantes que atuam no matadouro municipal (vide post "matadouro não será privatizado)

O professor usou os “ensinamentos” de Maquiavel e Sun Tzu para criticar a postura do prefeito...

O embate é um pouco longo, mas vale a pena invocar a santa paciência e acompanhar o debate:

Carlos Hermes escreveu

"ARTE DA GUERRA

Segundo as concepções de Nicolau Maquiavel e Sun Tzu, sobre a arte de liderar, o prefeito Sebastião Madeira está distante do que esses pensadores definem como um grande comandante. Na arte da guerra o General nunca é o primeiro a combater,não se expõe ao inimigo na linha de frente como fez Madeira no episódio do Matadouro, pra isso existem os soldados. O General é o ser pensante, comandante e estrategista. O líder não deve demonstrar suas fragilidades ao inimigo, e o desequilíbrio emocional do Sebastião, expôs as vísceras de um governo acéfalo. O prefeito poderia até ter alguma razão no que defendia, mas a perdeu quando pensou ser o príncipe ditador de Maquiavel, e de maneira abrupta e inabilidosa, mostrou-se um lobo ditador em pele de leão. Um simples marchante destronou o príncipe diante de sua República (Imperatriz)evocando algo que os tucanos se intitulam maiores defensores, a incipiente democracia burguesa brasileira. Prefeito, procure um primeiro ministro, o coloque na linha de frente, ou serás o primeiro a ser abatido nesse governo."

Jerry Alves refutou


Caro Hermes,

Primeiro de tudo é importante pontuar: o Matadouro de Imperatriz sempre serviu de moeda de troca para prefeitos comprarem um ou outro membro do legislativo em busca de apoio da famigerada e famosa “base de sustentação”. Que como sabemos, sempre custou caro ao município.

Veja quantos vereadores interessados na “mina de ouro” que é o fedorento e mal cuidado matadouro Municipal de Imperatriz, em todas as administrações. Pegue o retrospecto desse Matadouro e você vai ver sempre um vereador interessado na coisa. Porque será, hein? Pra arrumar não foi. Olha só a situação do mesmo. Então daí você já tem a clareza de que essa “briga” tem razões nada a ver com o bem da comunidade. O interesse ai é pessoal, puro e simples. E pronto!

Então...

Lendo seu post sobre o "quiprocó" do Matadouro envolvendo o prefeito Madeira e um vereador do seu partido ou um “simples marchante”, com você o nomina, e onde você chama o governo de acéfalo, o prefeito de lobo ditador em pele de leão e também de abrupto e inábil, além de recomendar ao prefeito que procure um soldado para atuar na linha de frente de seu governo, referindo-se ao famoso escrito "O Príncipe" de Maquiavel e "A Arte da Guerra" de Sun Tzu, veio-me à mente a era Jomar em que o mesmo usou essa tática suicida pondo como soldados de linha de frente, João de Jesus, Oliveira do SINTAF e Márcio Jerry. Seus principais conselheiros e auxiliares. Seus soldados da linha de frente petistas-ludoimperatrizenses.

Olha no que deu! Olha o legado dessa tática! Olha os caminhos sugeridos pela “tropa”, e olha o preço pago! Alto demais, “homi” de Deus!

Não deu certo. Jomar paga até hoje e pagará por toda a eternidade por deixar os três decidirem os rumos do SEU governo. Dar direções aos seus atos administrativos. Por seguirem ensinamentos da leitura petista nessa linha. As decisões mais importantes daquela época você sabe, saíram daquelas três mentes de linha de frente. Jomar delegou demais. Não fosse isso, talvez a história fosse outra e o PT municipal não estivesse amargando o quadro de hoje. Jomar tinha boas intenções, mas tinha de ter sido mais prefeito na linha de frente. Pra isso o povo o elegeu.

Sem contar na briga interna ferrenha que isso causou. Uma ciumeira desgraçada entre os “soldados” acompanhada de perto pela “companheirada”, por você, por mim e por um punhado de gente mais, sem nada poder fazer. Pois o “rei” seguia os escritos da “Arte da Guerra” sugeridos por seus três soldados.

Os tais “soldados” da linha de frente petista eram tidos por aqui como “os de fora” importados por Jomar. E os “daqui” se sentiram o governo inteiro preteridos pelos “de lá”. Aí já viu! Os “de lá” decidiram e os “de cá” pagaram e pagam o pato até hoje.

Francamente, os ensinamentos de “A Arte da Guerra” não funcionaram lá. Porque funcionariam aqui?

Sua sugestão ao prefeito Madeira, a meu ver, dá certo não, meu caro.

Ou um prefeito é prefeito ou então joga a toalha. Quem foi eleito foi o Madeira. A cidade vai cobrar é dele. O povo conhece é ele. Se você perguntar pro povão o nome de dois secretários de qualquer governo, vai se surpreender com a resposta.

Então, é ele, o prefeito que tem de ir ao posto de saúde saber como está o funcionamento. Ouvir da boca do povo que sofre na pele a dependência de uma consulta no serviço público de saúde. É ele que tem de ir ao Socorrão ver o atendimento que sempre foi considerado de péssima qualidade pela população. Se ele esperar só pelos relatórios ele se ferra! É ele que tem de ir ao matadouro ver de perto aquele lixo que a imprensa mostrou. É ele que tem de andar nas ruas intrafegáveis de Imperatriz. Botar o pé na lama. Pra isso ele foi eleito. Se ele deixar só nas mãos do secretário, o cara vai dizer que tá tudo maravilhoso. Madeira tem de botar o pé na estrada mesmo. Se ele se fechar no gabinete, fugir do povo, viver se esquivando por “portas alternativas” ele se lasca! Ou vai pra grande, enfrenta os problemas de frente, ou vai pagar o preço do Jomar, do Ildon e de outros mais.

O povo não vai julgar o Madeira mal por estar enfrentando os problemas de frente. Não vai julgá-lo por vê-lo na linha de frente de qualquer ação municipal. Vai julgá-lo se ele se esconder, se ele se acovardar, se ele se trancar no gabinete, como fizeram todos os outros.

O administrador tem de entender que pra isso ele foi eleito. Estamos cansados de marketing, de literatura que ensina ser escroque, de malabarismos pra enganar besta. Se for pra ser assim, não adianta propor mudança. Deixasse como estava. Mais do mesmo.

Já tivemos prefeitos demais administrando por procuração. Tinha um que administrava lá da chácara. Bon vivant. Mandava só pegar os "relatórios" pra ver como é que tava. Os secretários mandavam dizer que tava tudo lindoooooo. Ele acreditou. O povo o julgou, mandou-o “tomar onde as pata toma”. E vai ser assim com qualquer um que se meter a besta de querer enganar o povo. Imperatriz anda impaciente com gente midiática, dissimulada, enrolona. Gente que quer fazer parecer que é sem ser. Gente medrosa.

Madeira sabe que vai ser cobrado ao fim de seu governo. Vai ter de pagar pelos erros e acertos. O povo vai julgar. Ele pode errar um bocado. Mas vai errar tentando acertar. Vai errar ou acertar, fazendo, tentando, indo de encontro. Não mandando os outros fazerem. Não temendo arriscar. Não pode ser frouxo. O povo não quer isso dele. Não vai dar isso ao povo.

Uma coisa eu posso te garantir, tenho visto de perto: Imperatriz tem hoje um prefeito que administra a cidade da hora que acorda até a hora que dorme. A dedicação do atual prefeito é somente ao município. Não tem negócio particular. Como ele prometeu na campanha. Todo dia às seis da manhã o prefeito de Imperatriz está acordado. Depois das 10 da noite ele ainda cumpre agendas e trata das coisas de Imperatriz. Isso de segunda a sábado, quando não no domingo também. Há quanto não tínhamos um prefeito assim?

Só pra finalizar, um prefeito não pode ter medo de se expor. Tem de “chutar o pau da barraca” vez em quando, enfrentar e defender seus pontos de vista. Ter posição sem medo de ferir interesses comerciais. Gente em cima do muro já tem demais. Madeira não pode temer enfrentamentos porque sabe que tem uma câmera ligada 24 horas na sua cola. Isso é coisa de cagão! E isso eu e seus eleitores não esperamos dele. Não é assim que o conhecemos.

Elegi esse prefeito pra ele administrar a cidade, não pra mandar outros fazerem. Simples como um comercial de TV. Ele pode até errar, mas por ter tentado fazer. Se fizer diferente, perde o meu e um bocado de outros votos. Morre na praia. Vira mais um na gale ria de ex. No chamado aqui jaz. Ele que sabe.

Chega de prefeito omisso!

É isso, professor.

Salve o bom debate com assinatura embaixo.

Abraço e não me queira mal.

Jerry Alves."

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...