5/14/2010

Pesquisa aponta aumento no custo de vida em Imperatriz

ICV de imperatriz medido pelo Curso de Economia da FEST, entre a primeira quinzena de abril e a primeira quinzena de maio é de inflação na ordem de 0,92%. Aponta mais uma pesquisa realizada pelo curso de economia da Faculdade Santa Terezinha. O Trabalho foi coordenador pelo professor-economista Alberto Maia

Os Grupos de produtos que contribuíram para o aumento de preços foram: higiene pessoal 11,68%; Laticínios e Derivados 3,3%; e, carnes e derivados 0,39%. Grupos de produtos que deflacionaram no mês considerado: Cereais, Massas, Açúcar e Sal: - 2,44; Bebidas: -5,3: Enlatados e Diversos: -0,2; Verduras e Frutas: -1,04; Limpeza Doméstica: -6,5; Combustíveis incluindo gás de cozinha: - 0,27, sendo que o gás de cozinha permanece com o preço inalterado para entrega domiciliar.


A Opinião do Economista


"A nossa análise é de que a resposta inadequada da oferta agregada ao aquecimento da economia com o consequente aumento da renda monetária da sociedade, são as causas da elevação de preços dos grupos de artigos em questão.

Vamos acompanhar como se comporta a economia no mês de maio. O aumento da taxa de juros promovida pelo Comitê de Política Monetária-COPOM no dia 13 de abril próximo passado, de 8,75% para 9,5%, teoricamente retrai a demanda e na prática ajuda a controlar a inflação. Todavia, se isso não for suficiente, então a expansão do crédito, os projetos de longo prazo de maturação, os gastos do governo e aumento de salários será o foco do Banco Central para impedir que a inflação inicie o processo de ameaça generalizada ao sistema.

Acredito que os setores em desequilíbrio vão se ajustar em tempo hábil. Ademais, a política monetária brasileira está muito bem ajustada e obediente aos fundamentos macroeconômicos.
Prof. Alberto Maia-Economista"

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...