2/16/2011

A caminho, uma nova Imperatriz

Um olhar mais atento do cidadão imperatrizense vai perceber rapidamente o surgimento, simultâneo, de várias outras Imperatriz. Verdadeiras cidades, horizontal e vertical, estão sendo erguidas nos quatro cantos da cidade aquecendo os diversos setores produtivos do município gerando oportunidades de negócios e abrindo novos postos de trabalho. Imperatriz já é, e  passa a parecer grande.

Há muito, nas inúmeras construções em andamento, faltam pedreiros, carpinteiros, eletricistas, armadores etc. Alguns empresários para não parar os investimentos trazem de fora seu pessoal; outros, mais ousados, realizam cursos internos para promover ajudantes, a mestres.

Uma nova Imperatriz surge às margens da Ferrovia Norte Sul, próximo ao Posto Vale do Sul. Naquela área, antes um fazenda, serão erguidas três mil casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida. A construção das primeiras 500 unidades ( O Habitacional Itamar Guará) já começou. Mil metros adiante, o Governo do Estado constrói a Penitenciária da Região Tocantina o que fatalmente atrairá vários serviços; de restaurantes a escritórios de advocacia.

No Bom Jesus, bairro que mais cresce na cidade, a Prefeitura constrói em parceria com o Governo Federal (PAC), uma “outra cidade”: o residencial Dom Afonso Felipe Gregory formado por 800 casas. No mesmo setor, estão sendo construídas mais algumas centenas de habitações do Programa Minha Casa Minha Vida. Também, é no Bom Jesus que, em breve, será inaugurado o novo Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em fase avançada de construção.


“Na estrada de João Lisboa” não são poucos os investimentos no setor imobiliário. Diversos condomínios estão sendo erguidos. Na estrada do arroz, idem. Ali será a via de acesso para a Fábrica da Suzano Celulose, cujas obras deverão ser iniciadas no mês de Março.

Na “ Quinta do Jacob” há muito se estabeleceu uma nova cidade. Diversos condomínios já foram erguidos e outros estão por construir.

Tudo isso, sem falar no crescimento vertical da cidade. Nos últimos anos diversos prédios de apartamentos foram erguidos, vendidos e ocupados.

Tem ainda a chegada de novos investimentos comerciais. Só novos hotéis serão construídos quatro, um na Getúlio Vargas, já ganhou o céu; outro, na Bernardo Sayão, operários já são vistos limpando a área. Dois ainda estão na fase de projetos.

Mais gente, mais demanda por serviços, públicos e privados, mais postos de trabalho, mais carência , por gente qualificada, mais espaço para profissionais, qualificados.


No dia-a-dia do prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira a preocupação de receber bem os investidores, facilitar, dentro dos mandamentos legais, para que aqui se estabeleçam e contribuam com o desenvolvimento da cidade. Pensando nisso, até uma lei, com incentivos ao desenvolvimento já foi aprovada pela Câmara Municipal.

Madeira prevê que a partir desse novo momento , com a chegada de novos investimentos, com o aumento de demanda por serviços, também aumente a capacidade de arrecadação e, com isso, haja recursos para enfrentar os múltiplos problemas da cidade acumulados ao longo de 158 anos.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...