4/01/2011

Personagem do dia: Antônio Feitosa, o repentista


Antônio Feitosa, poeta popular, nascido no Ceará ( Independência) criado no Maranhão, violeiro/repentista desde os 16 anos de idade, é o nosso Personagem do Dia.

Aos 66 anos, ex-morador de Imperatriz, hoje morando em Davinopólis, Antônio Feitosa sempre viveu da viola e de seus repentes.

A paixão pela arte surgiu no início da adolescência na cidade de Esperantinopólis (MA) quando assistiu uma apresentação de um violeiro cearense, como ele, chamado Zé Severo. “ Foi amor a primeira viola” recorda o repentista.

Antônio Feitosa é visto com freqüência ali na região das peixarias, da Beira Rio. Reclama que o imperatrizense não valoriza muito essa arte.

“Às vezes quando vou chegando perto eles pedem que eu me afaste. Se não fosse o povo de fora, eu não chegava em casa com os poucos trocados com os quais eu me mantenho com meu filho” diz o repentista, viúvo.

Quase vencido pela idade, a voz longe do vigor dos seus 16 anos, Feitosa diz que não desiste da arte de cantador. A voz, diz ele, pode não ser mais a mesma, mas o raciocínio continua rápido como uma bala.
A maior alegria de Feitosa é encontrar alguém como o executivo de vendas George Ramalho, que  o chama para sentar e pede para ouví-lo.

“Se a morte logo não chegar, minha voz, forte ou não, continuará a cantar” disse o repentista.












Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...