6/12/2011

Começa a imunização de 30 mil animais em Imperatriz

             Com a meta estabelecida para imunizar pelo menos 30 mil animais foi aberta ontem pela manhã no Posto de Saúde da Nova Imperatriz  a campanha de vacinação contra raiva.  A campanha foi aberta pela secretaria de saúde Conceição Madeira e pelo prefeito  Sebastião Madeira

 “Esperamos que os donos de animais compareçam aos postos de vacinação. O comparecimento é bom para saúde dos animais e consquetemente para a saúde da população”declarou Conceição Madeira.

A campanha é coordenada pelo Centro de Zoonoses de Imperatriz e vai disponibilizar o total de 33 locais na área metropolitana do município, para onde os donos de cães e gatos deverão encaminha os animais para receberem a dose da vacina anti-rábica. O atendimento ocorre das 8h às 17h.

Devem ser vacinados animais à partir dos 3 meses de idade. A meta da campanha é vacinar vinte mil cães e dez mil gatos, incluindo animais gestantes. Caso o dono do animal não possa levá-lo aos postos de saúde no dia da vacinação, poderá levá-lo posteriormente ao Centro de Zoonoses, onde os profissionais irão ministrar a vacina.

O município de Imperatriz não registra um caso de raiva humana há quase 20 anos, o último ocorreu em 1992. No caso da doença em animais o município também tem saldo positivo. Em 2010 apenas dois animais foram contaminados pelo vírus. Este ano, até o momento, nenhum caso foi registrado.

Apesar dos bons números, o coordenador do Centro de Zoonoses de Imperatriz, Paulo Henrique, lembra que cuidados preventivos são indispensáveis para manter a doença sob controle. “Nós temos que ficar sempre vigilantes, fazendo campanha e informando a comunidade porque, uma vez infectado, tanto o ser humano quanto o animal vão morrer. A única maneira de evitá-la é vacinando os animais”, explicou.

A campanha de vacinação contra a raiva estava prevista para ser iniciada somente em julho, mas acabou sendo antecipada, devido a uma ocorrência de raiva humana no município de Paço do Lumiar, registrado em fevereiro.

Em Imperatriz, o Centro de Zoonoses terá o apoio do Exército e dos acadêmicos dos cursos de Biologia (Unisulma), Zootecnia (Facimp) e Veterinária (Uema), além dos agentes de endemias e agentes de saúde do município.A campanha teve início no último dia 25, quando as vacinas foram ministradas nas Vilas Conceição I e II e no povoado 1.700. Depois disso, a campanha já passou por Olho D’Água, Coquelândia, Petrolina, São Felix, Lagoa Verde, Centro Novo, Camaçari e Bom Jesus.

Devido à carência de outros municípios, o Centro de Zoonoses de Imperatriz também atende a outras cidades. É o caso de Senador La Rocque, João Lisboa, Ribeirãozinho, Governador Edson Lobão, Porto Franco e Estreito.

Postos de Vacinação
Posto de Saúde Santa Rita
Escola Leôncio Pires Dourado
Sucam
Escola Parsonda de Carvalho
Posto de Saúde Ayrton Senna
Escola Darcy Ribeiro
Posto de Saúde Maria Aragão
Escola Marly Sarney
Posto de Saúde Conjunto Vitória
Escola Frei Oswaldo
Posto de Saúde Nova Imperatriz
Escola Adelina Lopes
Posto de Saúde Três Poderes
Escola São Jorge
Posto de Saúde Milton Lopes
Unisulma
Posto de Saúde Santa Lúcia
Igreja Maranata
Posto de Saúde Planalto
SESI
Posto de Saúde Cafeteira
Associação de Moradores (Bom Sucesso)
Posto de Saúde Vila Lobão
Funasa
Complexo de Saúde (Praça da Viola)
Praça União
Escola Maria Amorim
Praça Brasil
Escola Pedro Abreu
Parque Alvorada (Praça Central)
Escola Machado de Assis
Praça Ferro de Gomar
Escola Paulo Freire
                                                      


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...