6/12/2011

Jogos escolares movimentam juventude


Emoção marcou a abertura dos Jogos Escolares de Imperatriz.

Marcada por grande emoção a  abertura da 30ª edição dos Jogos Escolares de Imperatriz (JEI’s) no início da noite da última sexta-feira no Centro de Convenções. O evento foi aberto oficialmente pelo prefeito Sebastião Madeira, o secretário de Juventude Arnaldo Júnior e pelo secretário adjunto de Juventude do Estado Clineu Coelho,  que representou o Governo do Estado. A competição mobiliza mais de quatro mil atletas.

Ladeados, alunos das escolas municipais, estaduais e privadas, cantaram o hino nacional, fizeram o juramento do atleta e acompanharam o acendimento da pira olímpica, símbolo forte da competição.
“E por isso que eu não consigo parar” se emocionou o professor de educação física José Hercio, um veterano em jogos escolares, atualmente na assessoria da Secretaria de Juventude.

“Foi um compromisso que assumimos, esse de fortalecer  os Jogos Escolares. O que vemos aqui é o sinal que estamos no caminho certo. Dessa competição, com certeza vão surgir grandes atletas”  destacou o prefeito Madeira.
Etapas

Este ano o evento será dividido em duas etapas, sendo que a primeira começou ontem (11), para as categorias infantil e infanto.

Só nesta primeira etapa estão inscritos cerca de 4 mil atletas, divididos em 22 modalidades, que serão disputadas em 12 locais de competição diferentes. Os campeões e vices de todas as modalidades estarão automaticamente classificados para a disputa dos Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s).

Para o secretário de juventude de Imperatriz, Arnaldo Junior, os Jogos Escolares de Imperatriz já podem ser considerados um dos maiores jogos do Brasil, com base no número de atletas inscritos. Ele lembra ainda que, no ano passado, um atleta revelado nos JEI’s brilhou em nível nacional. “A cada ano os JEI’s vem se destacando mais, tanto no Maranhão quanto a nível nacional. É o caso do atleta Wellington, que brilhou nas olimpíadas brasileiras do ano passado. Eu acredito que esse ano não será diferente”. Arnaldo cita, ainda, o vôlei, modalidade em que os atletas de Imperatriz tem se destacado.

Para as modalidades coletivas os jogos terão início amanhã. A parir de segunda-feira começam as competições individuais. Das 22 que serão disputadas este ano, Arnaldo Junior destaca as três que mais chamam a atenção do público. 

“Nós temos o futsal, que é bastante prestigiado. O voleibol também costuma ser bem visto pelo público. Além destes, há o Handebol. Os pais dos atletas e os amantes do esporte sempre lotam os locais de competição para prestigiarem o evento, prestigiarem o seu time e o seu filho, que estão defendendo as suas escolas”, explicou. O secretário aproveitou para convidar a população para comparecer aos locais de competição.

No ano passado, não foram registradas ocorrências policiais relacionadas aos JEI’s. Para que o resultado se repita este ano, a Secretaria Municipal da Juventude (Sesjuv) já definiu o esquema de segurança do evento.
Outubro

Para as categorias Pré-mirim e Mirim os Jogos Escolares começam somente em outubro. As inscrições terão início no mês anterior (Setembro). Para estas categorias o torneio não oferece vagas para a disputa dos JEM’s. A separação das duas categorias tem o objetivo de aumentar o nível técnico da competição, já que alguns educadores físicos trinam mais de um time. Com a separação, cada treinador terá mais tempo para preparar suas respectivas equipes. (Comunicação) 

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...