6/27/2013

Madeira se reúne com comissão de implantação do I Curso de Medicina de Imperatriz. Comissão do MEC passou dois dias na cidade.



Técnicos do Ministério da Educação conheceram a rede de saúde da cidade.

O prefeito Sebastião Madeira passou parte da manhã de ontem reunido com os técnicos do Ministério da Educação e da Universidade Federal do Maranhão-UFMA discutindo os detalhes para a implantação  do curso de medicina em Imperatriz previsto para o ano que vem com 40 vagas iniciais.

Na rodada de conversa foram apresentadas propostas, ideias e projetos para que a curto prazo o curso atinja,  o que os técnicos chamam de excelência. Até futuros problemas, como a formação do quadro de professores com nível de mestrado e doutorado foram previstos.

A tendência, com a chegada do curso, segundo o pessoal do MEC e da própria UFMA, é do aumento  do número de mestres e doutores na  área da saúde em Imperatriz.

 Além do prefeito Madeira estiveram presentes na reunião o diretor de Centro - campus Imperatriz, Marcos Fábio Belo Matos; representantes do MEC, Sandra Tibiriçá e Rui Souza; membros da comissão do curso de medicina de São Luís - Francisca Luzia Moreira de Araújo, Maria do Carmo Lacerda Barbosa e Maria do Rosário Fortes Braga; o coordenador de fiscalização de obras da UFMA César Braga, além da coordenadora do curso de Enfermagem de Imperatriz Cecilma Miranda e a professora de Enfermagem Rosimar Costa Penido; participaram também o prefeito de Imperatriz; o representante do Hospital Municipal de Imperatriz Alysson Mota de Avelar e um representante do Hospital Materno Infantil, José Diniz.

Técnicos elogiam rede de saúde de Imperatriz.

Um dia antes  as equipes do MEC e da UFMA visitaram  as futuras instalações do prédio onde vai funcionar o curso de medicina, no campus avançado da UFMA no Bom Jesus,  e rede de saúde do município. “ prefeito, parabéns pela estrutura de rede de saúde de vocês e pelo comprometimento dos profissionais”  testemunhou  Maria do Carmo Lacerda, coordenadora do Curso de Medicina da  UFMA/ São Luís.

A comissão visitou também unidades básicas de saúde do município, como o Centro de Saúde Milton Lopes, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III)  e o Posto de Saúde Maria Aragão.


 Sobre a estrutura do Campus do Bom Jesus onde o curso vai funcionar disseram:  “São excelentes as estruturas das instalações; foram cuidadosamente elaboradas, bem pensadas; a Universidade Federal do Maranhão está de parabéns pela construção e pela iniciativa de trazer uma grande escola, e agregar valor ao município e ao sistema de saúde local”, afirma a representante do MEC, Sandra Tibiriçá.


Para o prefeito Madeira  a importância de um curso como o de medicina em Imperatriz é primordial para o desenvolvimento da cidade no campo da saúde “Numa escala de 1 a 10, a implantação de um curso como este é o maior sonho da cidade hoje" e reforçou o engajamento da prefeitura para a viabilização do curso "nosso engajamento é total", enfatizou.

Diretor faz balanço


O Diretor do Campus, Marcos Fábio, fez um balanço de todo o encontro com a comissão de implantação do curso de medicina do Campus de São Luís, junto com os representantes da comissão do MEC e a coordenação do Curso de Enfermagem.

 “Pra nós é importante porque no curso de medicina, o aluno vai estar vinculado ao sistema de saúde municipal e estadual desde o primeiro período. Será feito metade na sala de aula e metade nas unidades básicas de saúde. Para nós de fato, essa resposta do governo, tanto municipal quanto estadual é fundamental pra que a gente possa então concluir os nossos trabalhos como UFMA e como comissão do MEC e possamos em 2014.1 ter a primeira turma de Medicina daqui da nossa Universidade", avalia.

Também está no planejamento da UFMA Campus Imperatriz a adoção, de um mestrado regular na área da saúde.

(Com informações da Assessoria).


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...