9/09/2013

AVANÇO: Depois de 30 anos teste do pezinho será descentralizado em Imperatriz. O exame poderá ser feito também nos postos de saúde.


O Programa da  Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde   prepara e treina equipes para que o  teste, antes realizado apenas no Hospital Regional Materno Infantil,  possa ser realizado também nos postos de saúde.


Durante toda esta segunda-feira,  no auditório da Secretaria Municipal de Saúde,  o coordenador da Atenção Básica  Municipal Anderson Nascimento articula encontro com  as equipes dos postos de saúde com objetivo  de prepara-los para esse novo desafio.

O teste do pezinho é o nome atribuído ao chamado teste de Guthrie, assim nomeado em homenagem ao médico Robert Gutthrie. É importante porque consegue diagnosticar e evitar  de forma precoce diversas doenças que podem afetar  criança. Entre essa doenças, a oligofrenia difenilpiruvínica. ( doença mental)

A lógica desse importante teste,  ou exame é a prevenção uma vez que este consegue detectar doenças metabólicas, genética e/ ou infecciosa que podem causar lesões irreversíveis no bebê.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...