9/13/2013

DIPLOMATA AMERICANA VISITA IMPERATRIZ NESTA SEXTA : NA AGENDA UMA VISITA DE CORTESIA PELA MANHÃ AO PREFEITO MADEIRA


É segunda vez   que a diplomata americana Amy Reichert, que serve no Consulado de Recife (PE)  vem ao Maranhão. Em Julho do ano passado ela esteve em São Luís acompanhada do ministro conselheiro da embaixada  para o Brasil, Todd Chapman. Ao final da visita  ela escreveu, na primeira pessoa, um texto  ( ABAIXO) descritivo sobre a capital fundada pelos franceses.

Nesta quinta (12)   a diplomata   cumpriu agenda em São Luís. Na capital  ministrou   palestra  a alunos do IFMA  interessados em participar de programas  de intercâmbio nos Estados Unidos . A  oficial do Governo Americano  tira dúvidas sobre visto de estudantes.
Em Imperatriz  Amy Reichert, tem agenda marcada  pela manhã com o prefeito Sebastião Madeira.

LEIA  TEXTO DE AMY REICHERT  REDIGIDO ANO PASSADO PELA OCASIÃO DA  PRIMEIRA VISITA FEITA A SÃO LUIS.


Explorando São Luiz: um patrimônio histórico da UNESCO comemorando 400 anos

Posted on 07/12/2012
Postado por Amy Reichert

Diplomata do Consulado dos EUA no Recife

Em minha primeira viagem a São Luis do Maranhão tive a felicidade de estar acompanhada do ministro conselheiro da Embaixada (DCM) para o Brasil, Todd Chapman, assim como de nossa cônsul em Recife, Usha Pitts. O DCM viajou a São Luis e também para Belém do Pará para conhecer as oportunidades de cooperação na área e eu consegui organizar minha viagem para coincidir com a dele.

O Guaraná Jesus, bebida típica do Maranhão.
São Luis é uma cidade única, graças às influências francesa, holandesa e portuguesa.  A única cidade no Brasil fundada pelos franceses combina hoje, de forma equilibrada, uma arquitetura moderna e um centro histórico bem preservado . 

A cidade ainda se orgulha em dizer que é lá onde se fala o português mais puro do país, sem esquecer que é o único lugar no Brasil onde você pode comprar o “Guaraná Jesus”, um refrigerante rosa-choque com sabor de chiclete. Com tantas características singulares, eu tinha certeza de que me apaixonaria por São Luis.

Salão do Palácio do Governo em São Luis, no Maranhão.  Em nosso primeiro dia, após um prazeroso almoço com vista para o litoral de São Luis junto com nossos anfitriões da Secretaria Estadual de Cultura do Maranhão, o nosso primeiro compromisso foi uma reunião com o chefe da Casa Civil do Estado do Maranhão. A reunião foi conduzida no belíssimo Palácio do Governo, também conhecido como Palácio dos Leões, no centro histórico da cidade. Depois, fomos levados a um tour pela estonteante construção. 

A história do palácio começa 400 anos atrás quando os franceses, os primeiros colonizadores de São Luiz, construiram um forte para proteger a cidade. Os holandeses e, mais tarde, os portugueses expulsaram os franceses e construíram a residência do governador, que evoluiu para o que é atualmente o palácio. Até hoje, o palácio, em exuberante estilo europeu, com uma coleção de arte e móveis da época, é residência do governador do Maranhão.

Um passeio pela rua nos levou ao nosso próximo compromisso no gabinete do prefeito, no Palácio La Ravardiére, que tem uma história tão longa quanto a do Palácio dos Leões. Que privilégio ter tido, mais uma vez, acesso a estes símbolos históricos do Maranhão!

Azulejos de São Luis do Maranhão.

Começamos nosso segundo dia em São Luis bem cedo, com uma entrevista do DCM para o ‘Bom Dia Maranhão’. Depois fomos nos despedir de nossos colegas de Brasília, que continuavam sua viagem para Belém. Usha e eu, porém, ficamos um pouco mais em São Luis e aproveitamos o tempo que tinhamos entre as reuniões para explorar o centro da cidade.

Uma das coisas pelas quais São Luis é muito conhecida é o lindo trabalho com azulejos. Acredita-se que São Luis possui a maior coleção de azulejos portugueses pintados a mão em toda a América Latina, e vale a pena passer um tempo caminhando pelo centro da cidade para admirar os azulejos azul e branco. De fato, o centro é um local muito agradável para passar a tarde e dar uma olhada no Mercado de artesanato local e comida regional.

Porto de Itaqui, no Maranhão.

Nossa última parada em São Luis foi o porto de Itaqui. Itaqui está passando, atualmente, por uma grande expansão e desenvolvimento e nós pudemos conhecer os planos futuros para o crescimento da área, as oportunidades de negócios e o impacto do porto na economia da região. Foi um passeio fascinante!

Em suma, foi uma viagem agitada e fizemos muitas coisas em apenas dois dias. Espero voltar no futuro para explorar mais o Maranhão, incluindo os famosos Lençóis e as festas do Bumba-Meu-Boi em junho.




Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...