9/15/2013

Trabalho da saúde municipal é reconhecido nacionalmente


Prefeito e secretária parabenizam servidores pelo reconhecimento do Ministério da Saúde em programas do município
Pela primeira vez nos últimos 20 anos Imperatriz dá um salto na qualidade de vida e atendimento em diversos setores e programas da saúde. Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos programas municipais mantidos pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a titular da Semus, Conceição Madeira, e o prefeito Sebastião Madeira, reuniram em sua residência profissionais que atuam nesses programas para agradecer pelo empenho e dedicação de todos em suas divisões. O encontro contou com a presença do Deputado Federal Chiquinho Escórcio.
Na ocasião, Conceição Madeira disse que não se faz nada sozinho, principalmente na saúde pública e que os resultados reconhecidos nacionalmente pelo Ministério da Saúde só foram possíveis graças à participação de todos os servidores e o empenho incondicional do prefeito Madeira.
Madeira, ao fazer o uso da palavra, destacou as parcerias e a dedicação de cada um em suas atribuições, em especial o trabalho da secretária Conceição Madeira. E disse que sem o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal isso seria praticamente impossível.

O prefeito ressaltou ainda os relevantes serviços realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), coordenado pelo enfermeiro Danilo Bylio. “Recentemente uma equipe do Ministério da saúde esteve em nossa cidade e reconheceu o SAMU de Imperatriz como o melhor do Estado do Maranhão.  Em Julho e agosto respectivamente foram entregues à população mais duas novas bases do SAMU, descentralizando assim os serviços de atendimento de urgência”, observa.
Redução da hanseníase - Na área da Vigilância em Saúde, o prefeito Madeira destacou o reconhecimento do Ministério da Saúde na redução dos índices de tuberculose e hanseníase. Ele ressaltou que a hanseníase é uma doença silenciosa e que ficou orgulhoso em saber  que Imperatriz reduziu os índices e hoje é o primeiro município do Brasil a realizar o teste rápido.
“Uma parceria do Centro de Referência em Hanseníase e a Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais tem ajudado a reduzir o número de casos da doença em Imperatriz. Além do trabalho preventivo, o município é pioneiro no país no uso do teste rápido para o diagnóstico de hanseníase”.

A redução do número de casos de hanseníase é de mais de 50%, e quem comemora estes números é a servidora Raimunda Mendes Feitosa, que completou 40 anos contribuindo com o município. “Se outros municípios tivessem a mesma seriedade que tem o gestor de Imperatriz, em dez anos não teríamos mais registros da doença” finaliza.
Segundo o coordenador do Centro de Referência e Combate a hanseníase da vigilância em saúde do município,  em Imperatriz a incidência é maior nos bairros Bacuri, Vila Cafeteira, Nova Imperatriz e o centro da cidade. “Em 2012 a Vigilância Municipal registrou 282 casos de hanseníase. Neste ano, de janeiro até o mês de julho, os casos não chegaram a 100. A diminuição é resultado de um trabalho preventivo desenvolvido no Centro de Referência em Hanseníase e a Atenção Básica”.
Prevenção - O prefeito falou ainda da importância dos números apresentados na imunização e observou que a população tem sinalizado de forma positiva comparecendo às campanhas disponibilizadas pela Atenção Básica do Município. A coordenadora da imunização, Socorro Ribeiro, anunciou que nos próximos dias o município estará realizando monitoramento rápido de vacina, um serviço que será levado a todas as residências do município.
Parceria - Chiquinho Escórcio, que segundo Madeira tem sido um grande parceiro nas ações do Município em diversos setores, principalmente na saúde, parabenizou os servidores em sua fala disse que Imperatriz nunca na sua historia teve tantos avanços na área da saúde como agora.
O deputado afirmou que está trabalhando ao lado do prefeito Madeira para garantir a construção do Hospital de alta complexidade para Imperatriz e que recentemente adquiriu junto ao Ministério da Saúde um ônibus que será usado no tratamento de oncologia. “Reconheço o excelente trabalho que vem sendo realizado pela secretária de saúde Conceição Madeira e não irei medir esforços para melhorar ainda mais a saúde da nossa gente” disse.
Socorrão - Madeira destacou também o trabalho desenvolvido pelo diretor do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), Alison Mota, que segundo o prefeito tem feito milagres para atender cerca de 17 mil pacientes por mês.
Num comparativo Madeira observou que quando assumiu o comando do Município, todos os indicadores estavam no vermelho e que garantiu em uma reunião com essas equipes que a realidade seria outra em pouco espaço de tempo, “agora estamos colhendo o fruto do nosso trabalho” comemorou.
De acordo com a secretária de saúde Conceição Madeira, o mais novo reconhecimento do Ministério da Saúde foi o trabalho do Consultório na Rua, que ficou à frente de cidades importantes como o Rio de Janeiro. Em Imperatriz o programa é coordenado pela técnica Claudilene Fortaleza que juntamente com sua equipe desenvolve um trabalho relevante junto aos moradores de rua e outros.
Agradecimento - Sobre o empenho da gestão na elevação da qualidade na saúde publica em Imperatriz, os servidores aproveitaram para agradecer pessoalmente ao prefeito e à secretária de saúde pelo apoio ao trabalho das equipes.
O coordenador de controle de vetores, agente José Ribamar Silva Costa, disse à reportagem que os frutos que estão sendo colhidos hoje é o resultado do empenho do gestor nos últimos 4 anos.
Já a coordenadora da Vigilância em Saúde, Wilderlannya Aguiar,  disse que os números da dengue em 2008 foram assustadores, 1.220 casos, e que a cada ano os registros de casos de dengue têm caído e por isso o reconhecimento do trabalho pelo Ministério da Saúde, em 2013, por exemplo, até agora foram registrados apenas 113 casos, contra 252 no mesmo período do ano passado.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...