2/23/2014

Fissura labial terá centro de atendimento em Imperatriz. Serviço é uma parceria entre a Faculdade de Imperatriz e a Secretaria Municipal de Saúde.

Dr. Leonilson Gaião
O  Centrinho, como o serviço  será chamado,  será apresentado à cidade nesta segunda-feira,24, às  sete horas da noite  nas dependências da   Facimp  às autoridades, imprensa,   profissionais  e alunos da área de  saúde .

Essa unidade de  atendimento de  saúde  bucomaxilar  vai contar  com sete salas de atendimento (psicologia, nutrição, serviço social, fonoaudiologia, cirurgia, odontologia e caso novo). Neste espaço atende o grupo multidisciplinar, formado por assistente social, nutricionista, cirurgião bucomaxilofacial,  cirurgião plástico, fonoaudióloga, psicóloga e ortodontistas e odontopediatras, junto com uma grande equipe de estagiários.

Os pacientes  serão submetidos a cirurgia no Hospital Municipal, o Socorrão. Essa semana estão previstas a realização de pelo menos três cirurgias.  A  informação é do cirurgião bucomaxilar e  professor universitário  Leônilson Gaião,  um dos entusiastas da parceria da Facimp com a Prefeitura que vai possibilitar a melhoria desse serviço que em Imperatriz é realizado desde 2007. A secretaria de saúde Conceição Madeira disse que essa é um tipo de parceria de um alcance social extraordinário e que  proporciona satisfação a qualquer gestor já que trata-se de um serviço que muda para sempre a vida de  uma pessoa.

Sobre a deformidade

O lábio leporino é uma abertura na região do lábio e/ou palato do recém-nascido, ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas na fase embrionária, isto é, entre a 4ª e a 12ª semana de gestação.

As fissuras podem ser unilaterais ou bilaterais e variam desde formas mais leves como cicatriz labial ou úvula bífida ("campainha" dividida) até formas mais graves, como as fissuras completas de lábio e palato. As fissuras podem deixar o canal oral em contato com o nasal.

Em cada 650 nascimentos no Brasil, uma nasce com fissura labiopalatal. Uso de álcool ou cigarros, a realização de raios-x na região abdominal, a ingestão de medicamentos, como anticonvulsivantes ou corticoide, durante o primeiro trimestre gestacional, deficiência nutricional, além da hereditariedade.

Com a alteração da anatomia da face, há maior risco das crianças aspirarem o alimento provocando infecções como otites e pneumonias. As otites podem causar prejuízos no desenvolvimento da fala e linguagem.

As anemias também são freqüentes nas fissuras labiopalatais normalmente solucionáveis com uma dieta balanceada e sulfato ferroso.

Sobre o CENTRINHO, o  professor Leonilson Gayão  distribuiu a seguinte nota técnica.

NOTA TÉCNICA- CENTRINHO

Em 2007, um grupo de professores do Curso de Odontologia da Faculdade de Imperatriz, preocupado com o número de pacientes portadores de fissuras labiopalatinas da Região Tocantina que buscavam o Hospital Escola, constituíram a Associação Maranhense da Alegria, uma entidade sem fins lucrativos que buscou parcerias para o atendimento destes pacientes.

Sua concepção foi devida à demanda de pacientes carentes que não conseguiam realizar seus tratamentos, ou os realizavam parcialmente, nos centros de referência existentes, mas com acesso limitado, devido à necessidade de transporte aéreo, nem sempre custeado pelo setor público.

As parcerias foram sendo consolidadas com a Faculdade de Imperatriz, a Associação Brasileira de Odontologia, a Secretaria Municipal de Saúde e a Smile Train (Associação Americana que dá suporte a serviços semelhantes em todo o mundo).

Uniram-se profissionais voluntários ou custeados pelos parceiros, além de vários estagiários de Odontologia, que prestaram atendimento durante estes 6 anos nas dependências do Hospital Municipal de Imperatriz, do Hospital Escola e da ABO Imperatriz a mais de 200 pacientes cadastrados. Já foram realizadas mais de 140 procedimentos cirúrgicos.

Mas faltava um espaço exclusivo para este atendimento. Por isso, uniram-se esforços e foi criado o Centrinho Imperatriz, que conta com sete salas de atendimento (psicologia, nutrição, serviço social, fonoaudiologia, cirurgia, odontologia e caso novo). Neste espaço atende o grupo multidisciplinar, formado por assistente social, nutricionista, cirurgião bucomaxilofacial,  cirurgião plástico, fonoaudióloga, psicóloga e ortodontistas e odontopediatras, junto com uma grande equipe de estagiários.

Estima-se que apenas metade das crianças que nascem com este problema no Brasil consiga realizar os procedimentos cirúrgico iniciais...

A inauguraçãoo deste serviço significa muito pra estes pacientes que tem um grande impacto na sua qualidade de vida, e o Centrinho Imperatriz, vem no sentido de construir sorrisos... e dar sentido a vidas....

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...