3/23/2014

Escolas do município recebem projeto “Saúde e Bem Estar”

Com o objetivo de promover hábitos e autonomia em crianças de 0 a 3 anos no ambiente escolar, criando meios que assegurem novas aprendizagens, bem como compreender a alimentação saudável como uma ação que envolve as dimensões afetivas, educativas e socioculturais; o Setor de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz desenvolve em escolas e creches o Projeto “Saúde e Bem Estar” como dimensão do “Diretrizes em ação”.

Coordenado por Rosiley Ribeiro (nutricionista) e Tânia Franco (pedagoga); as ações do projeto começaram a ser desenvolvidas ainda em 2013.

“Em 2013 começamos o projeto piloto com crianças de 0 à 3 anos da Escola Municipal Amizade e da Creche Casa de Dom Bosco, agora estamos expandido para toda a rede municipal de ensino de Imperatriz. As crianças são estimuladas a cuidarem de sua higienização e a terem uma alimentação saudável. Participam diretamente das ações relativas ao projeto: alunos, funcionários que cuidam da alimentação escolar, da limpeza e toda a equipe pedagógica e administrativa”, explicou a nutricionista Rosiley Ribeiro.

Rosiley explicou ainda que o projeto tem ações de formação com equipe escolar envolvendo zelador, merendeira, professores e gestor para realizar uma mudança de hábitos para higienização das mãos dos alunos, hidratação das crianças, limpeza do nariz com autonomia e alimentação das crianças de maneira saudável.

De acordo com a pedagoga Flaviana Oliveira que também integra a equipe do Setor de Educação Infantil da SEMED, o “Bem Estar e Saúde” integra as ações do “Diretrizes em Ação” que ela explica em detalhes como se fundamenta.

O projeto ‘Diretrizes em ação’ teve início em 2013, com a formação continuada. Agora, expandimos as formações e atividades para toda a rede municipal de ensino de Imperatriz. A formação leva em consideração a dualidade entre a importância do brincar e a ausência dele na prática. Assim, compreendemos que os espaços dentro das escolas devem ser reorganizados com brinquedos e materiais em cantos de atividades diversificadas. A partir dessa reorganização, discutia-se com os profissionais a influência de cada organização no desenvolvimento da criança. O ‘Bem Estar e Saúde’ faz parte das ações do ‘Diretrizes em Ação’”.

Luana Barros- ASCOM




Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...