6/04/2014

Secretaria municipal de saúde participa de Congresso Nacional sobre financiamento do SUS‏, no Espírito Santo



Evento busca discutir políticas públicas de saúde de todas as esferas e o fortalecimento dos municípios na área da saúde.
A secretária de saúde do município Conceição Madeira, participa do 30º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), no município de Serra (ES). O evento, que se iniciou no dia primeiro de junho  segue até  esta quarta-feira  com discussões acerca do tema central: “Necessidade de financiamento do SUS: desafios de ontem e hoje”.
Convidada a compor a mesa de abertura do evento, Conceição agradeceu o prestigio. “Fui chamada para compor a mesa como membro do Conselho Fiscal do CONASEMS, é uma honra”. Acompanham a secretária Robson Sousa Silva, 1º Secretário do Conselho Municipal da Saúde, Deuzilene Matos, do Planejamento e Solange Clímaco dos Santos.
O ponto alto da solenidade de abertura, além das falas do presidente do CONASEMS, Antônio Carlos Figueiredo Nardi e do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, foi a entrega da medalha ‘Dom Hélder Câmara’, referencia ao grande defensor dos direitos humanos e dos valores que dão fundamento a uma sociedade mais justa e igualitária.
A homenageada foi Maria Geni Cerruti, uma senhora de 93 nos que atuou como conselheira e defensora da saúde por 45 anos no Espírito Santo. Ao agradecer a honraria, Dona Maria Geni aproveitou a oportunidade para cobrar do ministro mais recursos para a saúde, sendo bastante ovacionada.
 Além de promover a troca de experiências entre gestores, usuários e trabalhadores do SUS, o 30º CONASEMS busca discutir as políticas públicas de saúde adotadas pelas esferas federal, estaduais e municipais e o fortalecimento dos municípios na área da saúde. Ao mesmo tempo, o evento também acolhe o 11º Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência.
programação do Congresso conta com oficinas, seminários, cursos, rodas de conversa, painéis, mesas redondas e outras atividades.
(Priscila Gama-Ascom)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...