6/13/2014

Três toneladas de sementes de feijão serão distribuídas para produtores da Agricultura Familiar em Imperatriz


Por Eva Fernandes


A ação é fruto da parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de Imperatriz.

Os Produtores da agricultura familiar da zona rural de Imperatriz vão receber três mil quilos de sementes de feijão neste primeiro semestre. O benefício faz parte das modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e é resultado da parceria entre os governos estadual e municipal.

Além de estimular a agricultura familiar, o beneficio visa auxiliar os pequenos produtores com a compra de sementes selecionadas viabilizando a garantia de qualidade do produto na época de colheita.  Para o agricultor Carlo Silva, que desde 2009 está incluso no programa, o resultado desse incentivo além de servir para o consumo da família, também possibilita o ingresso no mercado local. “Desde que comecei a cultivar com a ajuda desse programa minha renda melhorou. Hoje tenho um ponto na feira do mercadinho e também consegui montar meu próprio sacolão de verduras”.

Segundo o Secretário Adjunto da Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP) em Imperatriz, Hélio Gregório Fraga, no ano de 2009 o Município tinha apenas 122 produtores aptos a receber este tipo de benefício. Hoje, com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), este número chegou a mais de dois mil produtores.

Ele explica que esse auxilio beneficia produtores que não têm condições financeiras para comprar sementes aptas para plantio. Ressalta também, que para ser este beneficiado é necessário que o produtor tenha a Declaração do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). E reforça que é preciso ser cadastrado em uma associação de produtores rurais.  “O presidente faz o cadastro dos produtores e envia para a SEAA. A partir disso, nós tomamos as medidas para viabilizar a distribuição e acompanhamento do plantio”.

Héllio garante que a SEAAP auxilia os pequenos produtores desde o processo de preparação do solo até a colheita. “Nós fazemos vistorias à área para verificar se a quantidade de sementes solicitada é suficiente para o local. Após isso disponibilizamos tratores e equipamentos para preparar o solo. E em seguida a semente de feijão é encaminhada para as associações para serem entregues aos produtores. Além disso, oferecemos apoio no processo de  colheita”.

Saiba mais sobre o PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é um programa voltado para agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e demais povos e comunidades tradicionais ou empreendimentos familiares rurais. Para participar do Programa, o secretario adjunto Hélio Gregório reforça que é necessário que os produtores interessados atendam as exingencias do edital, como por exemplo, sejam portadores de DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf.

O PAA é executado com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com estados, municípios e com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...