9/24/2014

Lula Almeida será sepultado hoje. O advogado morreu na noite da segunda-feira vítima de morte súbita por embolia pulmonar.


O corpo do advogado Lula Almeida será sepultado  hoje às 9 horas da manhã no Cemitério Campo da Saudade, no bairro Santa Inês.  O corpo é velado na capela da Igreja Santa Tereza D`Ávila.  

Durante o velório a presença dos amigos, colegas de trabalho, correligionários e admiradores.  Ao pé do caixão quase não há mais espaço para coroas de flores enviadas por dezenas de pessoas físicas e jurídicas.

O prefeito Madeira, amigo de longas datas,  esteve o tempo todo confortando a família.  
Em nota oficial Madeira  declarou:

  “Lula Almeida morre, mas deixa um grande legado na vida politica, jurídica e educacional. Perdemos mais do que um membro do governo. Perdemos um amigo de todas as horas. Perdemos um irmão. A gestão municipal perde um grande colaborador a cidade perde uma mente brilhante”

Na noite de ontem o presidente estadual do PSDB e candidato a vice-governador  Carlos Brandão esteve no velório acompanhado do de Roberto Rocha, candidato a Senador que embora hoje no PSB por anos  militou  no PSDB do Maranhão ao lado de Lula Almeida.

O ex vice-governador do Maranhão, e hoje membro do Tribunal de Contas do Estado-TCE, Washingnton Luíz, mais cedo,  também esteve no velório. 

Lula Almeida era secretário municipal de Governo e Projetos Estratégicos. Era era casado e deixa quatro filhos, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Mônica havia pelo menos 45 dias. Deu entrada naquela casa de saúde com uma pneumonia bacteriana.  Transplantado renal, e consequentemente portador de baixa imunidade o quadro se agravou e ele foi parar, em coma,   na UTI. 

Lula já  estava  reagido ao tratamento, já conversava com os familiares  e na segunda, 22 já  iria receber alta da UTI quando   repentinamente começou a passar  mal.  O médico Bene André Camacho,  um dos profissionais de saúde que o assistia desde o inicio informou  que  a equipe  médica de plantão no por quase uma hora tentou reanima-lo , mas ele não resistiu tendo ele sido declarado  oficialmente  morto  às  19h10  vitima do que a medicina chama  de morte súbita provocada por uma embolia pulmonar

TRAJETÓRIA


Lula Almeida era baiano de Itororó.  Técnico agrícola chegou a Imperatriz como funcionário  público federal.   Prestou serviço ao IBAMA e depois à EMATER.  Sempre comunicativo e bem relacionado tempos depois começou a ministrar aula em importantes escolas da cidade, como   no antigo Amaral Raposo e  Santa Teresinha,  com grande destaque.
Sempre soube conjugar o magistério, atividade que dizia amar,  à atividade politica  partidária iniciada aos 15 anos, na Bahia.

Estudioso, Lula Almeida  fez o Curso de História da UEMA e Direito no  Campus II da Universidade Federal do Maranhão- UFMA. Nesse interstício começou a exercitar, como o apoio da irmã, a advogado Joane Almeida,  o lado empreendedor fundando  o Cursinho Pré-vestibular Êxito, o embrião da hoje UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO, uma das mais respeitadas instituições de ensino superior da região.

Foi na atividade política que Lula Almeida ganhou maior projeção.  Além do PC do B, foi filiado ao PSB até a ajudar a fundar o PSDB com o hoje prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira e  o advogado Agostinho Noleto.  No PSDB pode exercitar o que mais sabia fazer: articulação política.

Almeida foi candidato a vereador e a deputado.  Como suplente foi vereador por um mês , e por igual período,  assumiu uma vaga na Assembleia Legislativa.

A militância politica o levou a ser secretário de Estado  de Ação Social, no Governo José Reinaldo.

Com a eleição de Madeira para prefeito de Imperatriz foi nomeado, inicialmente,  secretário  municipal de Administração e Modernização e mais tarde secretário de governo e projetos estratégicos.