9/16/2014

Secretaria Municipal de Saúde define cronograma de atendimento da Unidade Móvel Oncológica.


Após realizar cerca de 10 mil atendimentos passando pelos Bairros Vila Nova e Vila Cafeteira, o ônibus segue para os bairros Santa Rita, Bacuri, Parque Amazonas e Vila Lobão. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o cronograma foi definido baseado na demanda atendida pelas Unidades de Saúde, observando a quantidade de pessoas da área de abrangência dos bairros.

Seguindo essa logística, a Unidade passará por todos os bairros de Imperatriz. “O período de permanência do ônibus em determinada região será estabelecido de acordo com as demandas de consultas e exames de cada localidade, conforme orientação da secretária Conceição Madeira, que é atender o maior número possível de pessoas, ampliando assim o acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde às comunidades menos favorecidas”, ressalta a coordenadora da Unidade Vilenice Batista.

A Unidade Móvel, credenciada pelo Ministério da Saúde para atendimento na prevenção do câncer de cólo do útero, mama, próstata e pele. Para tanto, o ônibus está equipado com mamógrafo digital, sala de recepção, consultório para realização de exames de Prevenção, com capacidade para 100 exames diários; Sala de Urologia, com capacidade para 40 exames diários; e Centro Cirúrgico para pequenas cirurgias de câncer de pele - com capacidade para até 15 cirurgias por dia.

Desde que iniciou as atividades em dezembro do ano passado, a Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer tem ajudado milhares de imperatrizenses com a realização consultas, exames, pequenas cirurgias e tratamento – pois todos os exames realizados e que tem diagnóstico suspeito, o paciente é caminhado automaticamente para o médico especialista e em caso de confirmação, para o tratamento.

Procedimentos realizados até o momento - Segundo relatório da Secretaria Municipal de Saúde, além das consultas dermatológicas, ginecológica e com mastologista foram feitos 2.035 exames de prevenção (Papa Nicolau) com 77 resultados alterados; 25 colposcopia; 1.254 PSA (Exame de Próstata) com 237 resultados alterados; 1.428 mamografias cadastradas com realização de 82; 686 consultas de pele; 138 biopsias de pele; 26 cirurgias de neoplasia de pele; 112 punção aspirativa de mama por agulha fina; 883 punção de mama por agulha grossa e 885 bioopsia/exerese de nódulo de mama.  


Além disso, 10 pacientes atendidas pela Unidade Móvel foram encaminhados para tratamento em outros centros de Saúde. Vale ressaltar que todos os serviços são oferecidos paralelamente aos atendimentos das Unidades Básicas de Saúde, Hospital Municipal e Programas ligados a Secretaria de Saúde.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...