11/11/2015

Pescadores recebem atendimentos de saúde na Beira Rio

Promovidos pelo CEREST, os serviços de saúde foram voltados para a prevenção e contemplam as ações do Novembro Azul

As atividades da campanha novembro azul já iniciaram em Imperatriz. E levando em consideração que a programação da Secretaria Municipal de Saúde está focada na prevenção do câncer de próstata e também nos cuidados com a saúde masculina, o Centro de referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) promoveu na manhã de ontem (10) um circuito saúde com os pescadores.

A ação aconteceu na Academia da Saúde, pólo Beira Rio e contou com a participação de aproximadamente 200 homens, que contaram com Avaliação Antropométrica e Nutricional, Consultas Médicas, Exames Preventivos da Próstata, Teste de Glicemia, Medição de Pressão Arterial e ainda testes de HIV e Sífilis.

Para a secretária de Saúde Conceição Madeira, os serviços disponibilizados é um incentivo para os homens que reclamam da falta de tempo para cuidar da saúde. “Durante todo o mês nossas ações estão voltadas para a saúde masculina, e o grupo de pescadores da nossa cidade é composto em sua maioria por homens, e poder ofertar atendimento in loco para eles faz com que eles se cuidem melhor”, afirma a secretária.

Francisco de Sousa Ferreira aproveitou a oportunidade para colocar os exames em dia. “Eu fiz o teste da diabetes, e medi minha pressão, graças a Deus está tudo bem. E ainda passei ali no médico. Uma ação dessa é muito boa, porque a gente não precisa nem ir no Posto de Saúde, aqui mesmo eu já fiz quase tudo. Muito bom o atendimento!”exclamou o pescador ao elogiar a forma de trabalho da equipe que esteve no local.

Os atendimentos segundo explica a coordenadora do CEREST Regional de Imperatriz, Kalianne Almeida, visam também avaliar as condições de saúde e de trabalho da classe. “Temos históricos que nos indicam alguns problemas de saúde que podem acometer os pescadores, e pensando nisso, estamos aqui fazendo avaliações para que possamos diagnosticar possíveis doenças do trabalho de forma preventiva”, ressalta a coordenadora.

A coordenadora acrescenta ainda que a partir das atividades desenvolvidas no dia a dia dos pescadores eles podem ser acometidos com perda auditiva (devido ao barulho dos motores dos barcos); Problemas de Visão (por causa do reflexo dos raios solares que incidem sobre as águas); Problemas de Pele, bem como um câncer (por causa da exposição ao sol); Micoses, LER e Problemas ergonômicos devido ao peso que carregam rotineiramente.

Novembro Azul

Na tarde de segunda feira (09) aconteceu a primeira palestra sobre câncer de Próstata e Saúde do Homem da programação do “Novembro Azul”. Realizada pelo Onoclogista Ricardo Nakamura, a palestra foi na sede da Eletronorte direcionado aos trabalhadores da empresa. E em continuidade as ações aconteceram na manha de ontem (10) o circuito saúde com os pescadores na Academia da Saúde da Beira Rio.

Hoje (11) os atendimentos da Campanha continuam com realização de exames preventivos da Próstata com a Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao câncer na Vila Conceição e duas palestra: Uma as 8h na Unidade de Ressocialização Prisional (UPRI) e outra as 16h no Hotel Ibis.

Maria Almeida - ASCOM