11/09/2016

"NÃO SABER É FUNDAMENTAL"

Marcelo Gleiser, físico e escritor 
A frase é do físico, astrônomo, e escritor  Marcelo Gleiser,  durante inteligente entrevista ao Canal Livre- BAND-  na qual foram abordados temas polêmicos como como " a existência de vida complexa em outras galaxias, a expansão do universo,  ateísmo, e o conflito permanente entre ciência e religião. Para ele,  nunca a fé e a ciência  vão chegar a um consenso. "A Igreja trabalha com dogmas, a ciência com a dúvida" destacou.

A filosófica  frase "não saber é fundamental" foi dita no último bloco do programa quando  a banca formulava as perguntas mais instigantes ao cientista. Reconhecidamente ateu, ele  fez questão de ressaltar  os equívocos que rodeiam essa crença. "O ateísmo {não Deus} se baseia numa fé", sintetizou. 
Foi uma das melhores entrevistas que já vi no Canal Livre! Perguntas inteligentes a um dos grandes nomes da ciência no Brasil, uma entrevista rara na dita TV aberta. Marcelo é um cientista  brasileiro que a exemplo de muitos outros  tem  mais  prestigio acadêmico fora, do que aqui.  Tem o dom de  falar descomplicadamente de ciência  sem  pedantismo  numa linguagem que todos conseguem alcançar.
Compreendi "o não saber é fundamental" como uma poderosa premissa uma vez que em si encerra um importante fundamento comum a todas as ciências: a dúvida e  a sede pelo conhecimento.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...