1/10/2017

Ex-prefeito: Sebastião Madeira na primeira pessoa


Assim como os demais prefeitos que passaram por Imperatriz Sebastião Madeira fez sua parte. No seu caso,  cuidou da cidade com afinco, foi prefeito 24 horas, esqueceu diferenças políticas, foi atrás de parcerias com o Governo do Estado (Jakson, Roseana, Flávio Dino),  conseguiu grandes obras com o Governo Federal e parcerias com iniciativa privada , e acabou por cumprir o que prometeu: deixou a cidade melhor do que recebeu.

 Na caminhada de prefeito perdeu  muitos aliados por não fazer concessões. Muitas pelas circunstâncias econômicas  que não o permitiam;  outras porque,  na sua avaliação,  de um modo ou de outro,  não tinham nenhum sentido público.  De antigos aliados, muitos viraram inimigos declarados, contudo, entendia que interesse coletivo era mais importante.

Oito anos Madeira não é mais prefeito. O prefeito é o delegado Assis Ramos contra  quem durante o período de transição não construiu nenhum obstáculo procurando,  desde o início,  favorecer o processo de tal modo que os serviços da cidade não tivesse nenhuma solução de continuidade quando este fosse investido na função.  

Deixou a Prefeitura  pronta para o sucessor  “entrar e  começar a trabalhar” e assim Assis Ramos tem feito. Nada parou na cidade. Os serviços funcionam normalmente.

Esta semana o ex-prefeito Madeira  suspendeu suas férias para responder  a uma crítica recebida por um escriba da mídia local, seu ex-aliado, a  que considerou injusta.  Poderia ter acionado qualquer um dos amigos e aliados  mas preferiu ele mesmo  responder elegantemente do próprio punho na primeira pessoa. Sem qualquer tipo ofensa  ou qualquer tipo de mágoa o ex-prefeito apenas recorreu à memória  e foi escrevendo, escrevendo, escrevendo. 

A missiva já foi distribuída por outros canais, mas reproduzo aqui no meu ciberespaço.



Boa tarde. Na tua resenha semanal defines o meu governo de uma forma muita injusta. Aquele buraco surgiu agora em dezembro com as chuvas torrenciais que caíram quando já tinha sido desativado a estrutura da sinfra.

Porque não registra que construí 20 novas escolas e reconstrui 40? Que imperatriz atingiu na educação o maior ideb de sua história?
Que a cidade subiu de patamar econômico passando de um PIB de 2 bilhões para 7 bilhões?
 250 km de asfalto em ruas e avenidas? Iluminação total da cidade inclusive parte de LED?
8.920 casas do minha casa minha vida construídas,  das quais 4000 entregues, 920 prontas que serão entregues em fevereiro e mais 4000 em construção?  Aí tu podes dizer tudo bem mais são recursos federais e daí? Eles viriam sozinhos dentro de um saco de estopa? Não,  foi preciso lutar e criar as condições para essa conquistas. Se é tão fácil porque os outros não fizeram?
E a saúde tão criticada? Recebi o socorrão com 220 leitos entreguei com 400. Recebi 10 leitos de uti entreguei 30. Todos os aparelhos do socorrao eram alugados. Entreguei todos do município inclusive de ressonância magnética já em fase final de montagem nos 3 poderes. Com o dinheiro na conta pra pagar cerca de dois milhões e meio.
Recebi o samu com 4 ambulâncias. Entreguei com dez.
Recebi a sinfra com algumas máquinas no meio do tempo lá no “Jacabou”. Entreguei com uma sede organizada no centro da cidade com máquinas seminovas.
Lembras da feira do Bonsucesso e daquela grota pútrida? Vai lá agora é verás a avenida Jose de Alencar drenada e asfaltada.
Lembras como era a vila cafeteira, a vila João castelo e o Parque Amazonas? Vá,  lá ver como tá agora  com esgoto, asfalto meio fio e sarjeta.
E o barjona lobão que desafiou todos os prefeitos dos últimos 30 anos? Pois é, tá lá feito e bem feito. Cartão postal da cidade,  assim como a praça Meire de Pinho.
E a mobilidade urbana? Hoje vc sai da 15 de novembro pega a Santa Tereza vira à direita no centro de saúde 3 poderes e chega à BR-010 em poucos minutos.
Encontrei 18 semáforos ultrapassados substitui todos, e de lambuja, instalei mais 63 totalizando 81.
E o Centro Administrativo Dr Carlos Amorim? Conseguimos, numa parceria com a Suzano sem custar um centavo para os cofres do município.
Por falar em Suzano tu te lembra  que a fabrica já estava definida para Porto Franco? Por decisão política do governo da época e esforço do Deoclides?  , Pois logo que fui eleito em 2008 me taquei para são Paulo convenci o dr Davi Feffer dono da Suzano,  que imperatriz era mais adequada. Procurei a governadora Roseana e tanto aporrinhei que ela comprou a briga e o resto é história.
O primeiro município do Brasil que encarou o problema da regularização fundiária foi imperatriz e em 4 anos legalizam os mais de 15 mil propriedades 99 por cento para as pessoas mais carentes. Tanto que prefeito Assis Ramos manteve. O prefeito Luís Fernando criou em S. José de Ribamar,  inclusive convidando o sec Daniel Sousa para a implantação e o presidente Temer emitiu uma Medida Provisória agora em dezembro dando força para a regularização fundiária.
 A sec de agricultura só tratava do matadouro. Antes de meu governo quem fosse lá saia enojado. Hoje é um moderno matadouro cumprindo todas as normas. Além disso, durante 8 anos preparamos mil hectares de roças mecanizadas para os pequenos produtores, demos os produtos para correção do solo e no final comprávamos a produção com o programa compra local. Lembras da multidão de crianças perambulando pelas ruas cheirando cola e importunando o comércio e as clínicas? Cadê elas? Foram todas cuidadas pelo meu governo.  Já foste na casa da criança bem aí na 15 de novembro? Uma pena se não tiveres ido. Lá todos os que vão se emocionam pelo cuidado, carinho e conforto ofertados a essas crianças abandonadas, muitas abusadas e que ali em parceria com a justiça encontram seu destino.
Ainda tem o conservatório de música pronto e  o Mercado do Peixe que tinha uma caveira de jumento e não saia e agora está quase pronto e com o recurso garantido para a conclusão.
 LEMBRAS DAQUELES FEIRANTES QUE EMCONTREI na Fortunato Bandeira esquina com a Ceará? Pois é, deixei pronta a feira da nova imperatriz que se não é um palácio não se compara com aquela muvuca onde trabalhavam. Emfim,  numa mensagem não dá pra dizer o que fiz no meu governo. Essa é apenas uma amostra grátis.
Como sei que vc é um homem justo e não é mesquinho, vai publicar no seu blog essa resposta. Até porque lembro bem que vc foi um dos mais destacados aliados.meu em 2008 naquela.memoravel campanha.
Muito obrigado. Vou distribuir essa.resposta.em outros.meios. um abraço do seu amigo


Sebastião Madeira

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...