11/28/2017

*Recuperação da Bacia do Tocantins é discutida em seminário*

  
O VI Seminário Revitalização dos Rios Maranhenses e suas nascentes aconteceu no final de semana

O instituto Cidade Solidária e o Gabinete do  Senador Roberto Rocha (PSDB)  encerraram no último final de semana  em Imperatriz a série de seminários sobre a situação dos rios maranhenses e suas nascentes , projeto  desenvolvido desde o início do ano no Estado. São Luís, Pedreiras, Caxias, Grajaú e Balsas e agora  Imperatriz foram cidades  onde os encontros foram realizados, sempre com uma grande participação.  

O encontro de Imperatriz, assim como os demais, foi pontuado por  anúncios de projetos e possíveis  ações para a recuperação dos rios do Maranhão. O diferencial  do encontro de Imperatriz foi a confirmação da inclusão da bacia do tocantins e de outras três bacias hidrográficas maranhenses na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba- Codefasf  hoje habilitada a realizar ações executivas em todo o Estado do Maranhão.

O auditório Ribamar Cunha, no Aracati Oficce, ficou tomado por estudantes, professores, empresários, agentes públicos e embientalistas de toda região.  O “ seminário das águas”  pela profundidade e eficácia das discussões realizadas já é considerado  o mais importante evento relacionado ao meio ambiente do Maranhão.


Essa sequencia de seminários é uma das ações  do programa S.O.S. Águas do Maranhão, idealizado pelo senador Roberto Rocha (PSDB) e o Instituto Cidade Solidária (ICS) com co-realização do Movimento Ensinando e Aprendendo- MEA.

A composição da mesa  do VI Seminário foi formada pelo senador Roberto Rocha; o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos; ex-prefeito, Sebastião Madeira; vereador Zeziel, representando a Câmara Municipal de Imperatriz; o diretor da Codevasf, Marco Aurélio Diniz; deputado federal, Hildo Rocha, coordenador do seminário Revitalização dos Rios Maranhenses, Liviomar Macatrão; prefeito de Grajaú, Mercial Arruda; professora Maria da Conceição; o empresário Ribamar Cunha Fiho e a gerente do Banco do Nordeste de Imperatriz, Gleicyellen Fonseca Marques.

Em todas as falas das autoridades presente  a  compreensão da adoção de medidas que possam influir diretamente na recuperação e prevenção dos problemas ambientais constatados hoje no Rio Tocantins entre os quais, o baixo nível do volume de água, assoreamento,  esgoto despejados sem tratamento, situação extensiva a muitos de seus afluentes, alguns  já “ em fase terminal”.


O prefeito Assis Ramos, por exemplo  lembrou que Imperatriz é uma das duas principais cidades às margens do Rio Tocantins, igualando-se à Palmas, e que vai se beneficiar com a ampliação da atuação da Codesfaf.

 “A iniciativa do senador Roberto Rocha é louvável e nos traz um alento, porque a Codevasf é fonte de recursos para obras, tanto de enfrentamento de secas, como de irrigação e recuperação de rios e riachos”, disse.

De acordo com o senador Roberto Rocha uma nova sequencia de seminários será realizado ano que vem.

A sexta  edição do seminário teve o patrocínio da Codevasf, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Suzano e Prefeitura de Imperatriz.





Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...