4/21/2009

"O doce veneno do Escorpião "

Para você que, aqui e acolá, nos brinda com o carinho da visita, neste feriado vou expor algumas curiosidades sobre um inseto que me chama muito atenção e cujo comportamento se assemelha ao de muitos seres humanos: O Escorpião
Leia com atenção, e depois , por diversão, veja se alguém que você conhece se assemelha ao escorpião ou algum outro animal da nossa fauna.

Boa leitura



Observando atentamente a natureza é possível que o ser humano se identifique com alguns espécimes da nossa fauna. Há quem se identifique com os cães, com os leões, macacos, formigas e até com as libélulas Você que ler esses traços, por exemplo, com que espécie dos irracionais se identifica? Já parou para pensar sobre isso? Eu por exemplo, me identifico com os felinos.

No mundo animal, notadamente do reino dos insetos, um me chama a atenção: o escorpião. Ele se sente bem nos escombros, na penumbra, sempre em posição de ataque. Dia desses comecei analisar o escorpião e a fazer algumas comparações.

O escorpião tem uma característica incomum: o inseto passa seis meses acumulando veneno em suas glândulas e, ao não encontrar um outro ser para picar, ele se pica e morre com seu próprio veneno.

Entre os seres humanos há muitos que de tão peçonhentos também desenvolvem o mesmo procedimento do escorpião que é também conhecido por lacrau ou alacrau, um animal invertebrado, artrópode (com patas formadas por vários segmentos) que pertence à ordem Scorpiones estando enquadrado na classe dos aracnídeos.

Existem registros científicos da existência dos escorpiões há mais de 400 milhões de anos. Segundo pesquisas, foram eles os primeiros artrópodes a conquistar o ambiente terrestre. Nesta adaptação, lhes foi muito útil a carapaça de quitina que compõe o seu exoesqueleto e que evita a evaporação excessiva.

Uma outra informação importante sobre esse artrópode: eles são animais carnívoros e têm geralmente hábitos noturnos e crepusculares, quando caçam e se reproduzem. Sua alimentação é baseada em insetos invertebrados tais como cupins, grilos, baratas, moscas e mutucas, e também de outro aracnídeo, a aranha.

Uma curiosidade a destacar é o fato de, quando da escassez completa de alimento, os animais desta espécie praticam o canibalismo para sobreviver, ou seja, devoram seus semelhantes.

O escorpião realmente é um animal fascinante. Também chama atenção a forma dele se alimentar. Para tal se utilizam de suas quelíceras que são umas pequenas garras que saem da boca, muito afiadas, que são usadas para retirar pequenos pedaços de alimento da sua presa e colocá-los na boca. O escorpião só digere alimentos em forma líquida, rejeitando qualquer matéria sólida.

Eles também possuem predadores naturais entre eles se destacan as lacraias, louva-deus, macacos, aranhas, sapos, lagartos, seriemas, corujas, gaviões, quatis, galinhas, camundongos, algumas formigas e os próprios escorpiões.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...