6/23/2010

ABERTO FESTIVAL DE CINEMA EM SÃO LUÍZ: 33ª EDIÇÃO DO GUARNICÊ COMEÇOU ONTEM

Texto: Kelly Campos

Foi aberta, oficialmente, nesta terça-feira (22), a 33ª edição do Festival Guarnicê de Cinema. A cerimônia de abertura contou com as participações do reitor da UFMA, professor Natalino Salgado, do gerente comercial da Petrobrás, Rogério Silva, do gerente de desenvolvimento do Banco do Nordeste no Maranhão, Jaubas de Freitas Alencar, do diretor do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA e coordenador geral do Festival, professor Alberto Dantas.

No seu discurso, o reitor fez questão de enfatizar a importância do Guarnicê no cenário dos festivais brasileiros. Rogério Silva deu destaque aos patrocínios culturais que a Petrobrás vem efetivando, em todo o Brasil e à parceria com o Guarnicê. Jaubas Alencar apontou o papel de fomentador de desenvolvimento artístico e cultural que o festival se tornou e Alberto Dantas ressaltou a trajetória do Guarnicê e o desafio de efetivar novas configurações a um festival já bastante tradicional.

NOVO ESPAÇO – Quarto festival de cinema mais antigo do Brasil, o Guarnicê agora está de casa nova. A partir deste ano, a maior parte das programações será realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. “Aqui temos condições de realizar onze mostras simultâneas”, disse Alberto Dantas durante o seu discurso.

As mostras de filmes e vídeos vão acontecer, além do Centro de Convenções, no Cine Praia Grande, no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho e ainda no auditório do Jornal O Imparcial. O centro de convenções também abriga uma exposição de fotografias, lançamento de livro, palestras, oficinas e a programação cultural, sempre à noite, após a última exibição.

Em reconhecimento ao apoio que a Petrobrás e o Banco do Nordeste dão ao Festival, tanto Rogério Silva quanto Jaubas Alencar receberam o Troféu Guarnicê – que este ano traz a figura de um boi estilizado, em acrílico.

No encerramento da noite de abertura do festival, foi feita a exibição do longa-metragem “O homem mau dorme bem”, do cineasta Geraldo Moraes, produzido em 2009 em Brasília. A produtora Malu Moraes fez a apresentação do filme para o público.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...