1/31/2011

Líder da revolução de Janeiro morre aos 80 anos.

Membro, fundador ,  da Academia Imperatrizense  de Letras,  morreu ontem, aos 80  anos,  o advogado, jornalista e escritor Ulisses Azevedo  Braga, um dos líderes  da "  revolução de Janeiro" movimento de cidadania que levou a cidade inteira a se  unir , ir às ruas, ocupar a Prefeitura e  provocar o processo de intervenção que tirou do comando do município o então prefeito Salvador Rodrigues.



A informação sobre a morte de Braga é do Jornalista Josué Moura


Por  Josué Moura

 Morreu no final da tarde de ontem, em Araguaína, onde se encontrava hospitalizado, o advogado, jornalista  e escritor, membro da Academia Imperatrizense de Letras, Ulisses Azevedo Braga, 80 anos, vítima de problemas pulmonares.

Ulisses era natural de Carolina-MA, cidade onde voltou a morar nos últimos dez anos, antes  tendo vivido em Brasília, onde foi vice-presidente da OAB, defendeu perseguidos da Ditaura Militar, depois por mais de uma década morou em Imperatriz, cidade onde desenvolveu grande atividade política, tendo sido o mentor do Fórum da Sociedade Civil, entidade que congregou a sociedade organizada  imperatrizense para a tomada da prefeitura no dia 18 de janeiro de 1995, afastando o então prefeito Salvador Rodrigues e levando a governadora Roseana a decretar a intervenção no município de Imperatriz. A chamada "Revolução de Janeiro" completou este mês 16 anos.

Depois que se ausentou de Imperatriz, de certa forma magoado com os rumos que tomou depois a intervenção no município e a dissolução do Fórum da Sociedade Civil, Ulisses ainda foi candidato a deputado estadual, em 2004 pelo PT, obtendo mais de 8 mil votos, tendo sido o mais votado em Carolina, mas não conseguindo se eleger. Depois disso afastou-se da política partidária e se dedicou ao trabalho comunitário, dividindo uma área de terra que lhe pertencia por direito de herança, entre trabalhadores rurais da região rural conhecida como Canto Grande, formando um assentamento que denominou de Canto do Zuza, uma homengem a um antigo agregado das terras de seu pai. A maioria dos beneficiados com o assentamento são parentes ou descendentes do "velho Zuza".

Ulisses era um apaixonado pela vida, um intelectual, reformista da sociedade, sempre em prol de uma grande causa. Além do movimento da "Revolução de Janeiro", Ulisses foi um dos líderes da luta pela preservação do Rio Farinha, integrando o movimento SOS Rio Farinha que conseguiu impedir que um grupo do Sul, com o beneplácito de políticos maranhenses, construísse na atual Chapada das Mesas uma hidrélétrica que destruiria parte do santuário ecológico da região.

Atualmente, com a saúde frágil, Ulisses vivia envolto em suas memórias organizando uma nova edição  deCelecino, se não estamos sós, um dos três livros que escreveu. Dizia que estava voltado agora também para a contemplação e esperava a qualquer momento realizar "a grade viagem" como um cristão esoterista "que esteve ultimamente a procura do autoconhecimento da alma e de Deus".

Sua passagem por este mundo foi marcada por ações de altruísmo e um imenso amor pelo próximo. Ulisses é um exemplo de fé na vida, um ícone para  todos aqueles que amam a liberdade, são defensores  da vida e da natureza.

Ulisses é irmão do jornalista Waldir Braga ( editor da Folha do Maranhão do Sul) ,era divorciado, deixa três filhos e um grande contigente de amigos, entre os mais próximos o autor deste blog.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...