12/11/2011

Eleitores do Pará decidem hoje se país terá mais dois Estados, com criação de Tapajós e Carajás


Carlos Madeiro, Guilherme Balza e Rodrigo Bertolotto 
Do UOL Notícias, no Pará

Depois de um mês de campanha acirrada, assistindo a troca de acusações entre políticos e dezenas de argumentos prós e contras, os 4,8 milhões de paraenses vão às urnas neste domingo (11) para uma eleição histórica. Ao fim do dia, eles vão opinar se o Brasil vai continuar com as atuais 26 Estados –e o Distrito Federal– ou se passará a ter 28, com a divisão do Pará e criação de Carajás e Tapajós. Todos os eleitores com título no Estado são obrigados a votar.

O eleitor deverá responder a duas perguntas: ''Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado de Carajás?'' e ''Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?''. Para responder sim, o eleitor deve digitar o número 77. Para responder não, o número é 55.

Se o resultado do plebiscito for “não”, a questão está encerrada. Se for “sim”, a proposta de divisão deverá ser transformada em projeto de lei e precisará ser aprovada no Congresso Nacional e depois sancionada pela Presidência. Só depois disso, o país poderá de fato ganhar dois novos Estados.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...