1/17/2012

Prefeitura define programação do carnaval 2012



O festival de marchinhas carnavalescas continua sendo uma grande atração da folia

         O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), Antonio Mariano Lucena Filho retornou esta semana de São Luis, onde esteve |à busca de recursos junto à Secretaria de Estado de Cultura (Secult), que está se tornando grande parceira na realização do carnaval que movimenta Imperatriz no período momesco.

         Lucena Filho garante que voltou muito otimista de que a Fundação Cultural vai realizar o maior carnaval dos últimos anos, privilegiando os blocos carnavalescos, mas dando prioridade também ao festival de marchinhas carnavalescas que oportuniza os compositores de Imperatriz região apresentarem seus trabalhos ao público e receberem premiação.

         Para o presidente da instituição que comanda a cultura do município, a efetiva participação do município no Conselho Estadual de Cultura vai fazer com que a Secult olhe a cultura de Imperatriz com outros olhos. No II Fórum Estadual de Cultura, realizado em novembro passado o município elegeu um conselheiro titular e dois suplentes.

         Lucena Filho também destaca algumas instituições, as quais, segundo ele também promovem a cultura do município e tem sido parceiras na realização de alguns eventos. Ele lembra a Fundação Rio Tocantins, que este ano realizou a sexta edição do Festival de Música de Imperatriz (FMI) revelando novos cantores e compositores.

         O presidente da FCI destaca também a Academia Imperatrizense de Letras (AIL), entidade esta que, segundo Lucena, tem sido também grande parceira da Fundação Cultural, no que diz respeito ao desenvolvimento da cultura do município. “A realização do Salão do Livro de Imperatriz (Salimp) é uma prova inconteste da ação da AIL”, observa.

         O recém-criado Movimento Cultural de Imperatriz liderado por alguns ativistas culturais, entre estes o promotor público João Marcelo Trovão tem sido, de acordo com Lucena Filho, o grande patrimônio que a cidade recebeu no que diz respeito à questão cultural. “Isso porque o movimento luta por políticas públicas para o município”, afirma Lucena.
       
  “Entretanto, o grande entusiasta que nos impulsiona a trabalhar pela cultura deste município é, sem dúvida, o prefeito Sebastião Madeira, que tem nos oferecido todo apoio no que diz respeito ao desenvolvimento da cultura de Imperatriz”, afirma Lucena, ressaltando que o prefeito cobra dele a realização de um grande carnaval, com alegria e sem violência. (Comunicação)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...