11/16/2012

Léo Cunha destaca trabalho realizado pela secretária de saúde de Imperatriz



 Na manhã desta quarta-feira (14), o deputado Léo Cunha (PSC) fez um pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, no qual enalteceu o trabalho realizado pela secretária de saúde de Imperatriz, Conceição Madeira, na pasta.

O deputado ressaltou que a secretaria de saúde vem desenvolvendo várias ações em benefício da saúde da população de Imperatriz, entre as quais, a execução do Programa Saúde da Família (PSF), que segundo ele, vem sendo executado de forma “excelente”. Ele destacou ainda as várias campanhas de vacinação que o município realiza, as quais são essenciais para a prevenção de muitas doenças.

O PSF é um programa de atendimento básico ás famílias e trabalha com uma equipe multiprofissional composta por, no mínimo, um médico de família e comunidade, um enfermeiro de saúde pública, um auxiliar de enfermagem e de 4 a 6 agentes comunitários de saúde.

Ainda segundo o parlamentar a população de Imperatriz conta hoje com vários postos de saúde em pleno funcionamento, dando um atendimento eficaz para todos aqueles que necessitam, e oferece atendimentos de pequena, média e alta complexidade.

Os postos de saúde foram reformados. Alguns como, o do Camaçari e do Bom Jesus, ambos na zona rural da cidade, foram praticamente reconstruídos. E em breve, no bairro São José, a Prefeitura vai inaugurar uma Unidade de  Pronto Atendimento (UPA).
Além disso, a prefeitura já implantou mais de cem itens que mudaram a “cara” do Socorrão de Imperatriz  entre os quais: enfermarias climatizadas para os portadores de HIV e para os pacientes da Urologia.
Ao falar sobre as dificuldades enfrentadas pela prefeitura, o deputado frisou que o município é o responsável por toda a macro-região composta por mais de trinta cidades das regiões centro-sul e sul do Maranhão, e que também atende a pacientes de municípios do sul do Pará e Norte do Tocantins. Fato responsável pelo déficit mensal de pelo menos R$2mi à administração municipal.

Ao exaltar o trabalho do prefeito Sebastião Madeira (PSDB), e deputado lembrou que a cidade aparece hoje entre as dez que mais crescem no Brasil, graças aos vários investimentos, a exemplo da Suzano, que ali já funcionam ou estão em fase de implantação.

O parlamentar finalizou o discurso fazendo um apelo ao secretário Ricardo Murad (Saúde), para que dê uma atenção maior à saúde da cidade de Imperatriz. “Peço que o secretário olhe mais para a saúde de Imperatriz para que a cidade possa ter condições de que esse trabalho que sendo feito pela prefeitura continue avançando,” disse.