4/23/2013

'Gestão Nota 10': Parceria entre Prefeitura e Instituto Ayrton Senna qualifica professores da Rede Municipa


l

Profissionais da Rede Municipal de Educação participaram na semana passada, de mais uma etapa da capacitação dos programas do Instituto Ayrton Senna. Entre os dias 16 e 19, foi realizado o encontro de capacitação do Programa Gestão Nota 10, e seus programas Circuito Campeão e Correção de Fluxo, resultado da parceria realizada entre Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Instituto Ayrton Senna. 

A coordenadora geral do GN10, Rejane Maria Nascimento Kravetz, ressalta que aprimorar a competência técnica dos profissionais da educação é o principal foco da proposta adotada pelos órgãos parceiros. “O objetivo do encontro foi fortalecer a competência técnica desses profissionais para que possam atuar como líderes, capazes de envolver a comunidade escolar, se responsabilizarem pelos indicadores de sucesso e o alcance das metas projetadas para 2013, bem com avançarmos em gestão educacional”, explica.

Rejane explicou ainda que os três primeiros dias de formação foram voltados para os gestores novatos, onde os princípios de gestão são colocados e analisados na busca de resultados mais eficazes.
           
       Empolgado com os resultados do Programa Gestão Nota 10 em Imperatriz, o gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna, Carlos Cibella, ressalta: “Acreditamos no Gestão Nota 10 como ferramenta positiva para elevar a qualidade do Ensino e impulsionar os indicadores determinantes para a melhoria da educação, orientando os gestores a conseguir um melhor desempenho de seus papéis dentro da escola”.

Zesiel Ribeiro, secretário municipal de educação, enfatiza que a intenção do município é garantir o ensino de qualidade. “Os programas desenvolvidos em Imperatriz em parceria com o Instituto Ayrton Senna têm como objetivo combater o analfabetismo, a repetência e o abandono escolar, preparando crianças e jovens para vencerem na escola e na vida”.

Conforme explicou o secretário, cada um dos programas incluídos na proposta do Instituto tem uma finalidade específica. “O Programa Circuito Campeão introduz, nos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes regulares, ferramentas de gestão da aprendizagem como soluções concretas para estancar a má qualidade de ensino e atende: coordenadores pedagógicos, supervisores e equipe técnica”.

Para combater os índices de repetência e distorção idade/série, Zesiel cita o Programa Se Liga, que “é emergencial e ajuda a corrigir o fluxo escolar do Ensino Fundamental porque combate o analfabetismo nas primeiras séries, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar”. E, o Programa Acelera Brasil também emergencial, de correção de fluxo do Ensino Fundamental. “Ele combate a repetência que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno frequenta e, também, o abandono escolar”.

Ao final do encontro, a coordenadora geral do “Gestão Nota 10”, Rejane Maria, afirmou que o resultado do trabalho é considerado positivo. “Estamos comemorando o resultado positivo do encontro que teve a presença da maioria dos gestores e equipes que se fizeram presentes reafirmando seu compromisso com a educação de Imperatriz. É uma parceria de muito sucesso. Temos conseguido avançar e incentivar mudanças na atitude da gestão escolar”.

Imperatriz sediou encontro sobre Educação Infantil



Organizado pelo Ministério da Educação, o encontro reuniu 11 municípios da região tocantina.

Durante dois dias, a equipe do Setor de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz, junto com representantes de 11 municípios do estado do Maranhão, participa do II Encontro do Projeto “Diretrizes em ação”, realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB)- Polo de Imperatriz.

Lana Zuza, coordenadora do Setor de Educação Infantil da SEMED, ressalta que o encontro beneficiará as unidades escolares que atendem educação infantil em Imperatriz e nos demais municípios participantes.

“Esta é a segunda vez que realizamos este encontro com o Ministério da Educação e os demais municípios. Ficamos felizes em sediar mais um encontro pedagógico e percebemos que os resultamos melhorarão nossa prática e isso refletirá na qualidade das ações realizadas em todas as unidades escolares que possuem educação infantil em Imperatriz”.


Municípios participantes
Imperatriz
Amarante
Montes Altos
João Lisboa
Vila Nova dos Martírios
Sítio Novo do Maranhão
São Pedro da água Branca
Bom Jesus das Selvas
Cidelândia
Açailândia
Governador Edson Lobão


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...