4/23/2013

Agricultura Municipal orienta produtores sobre mastite bovina


 Para garantir o apoio aos produtores rurais, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP), reunirá produtores da região da estrada do Arroz para orientá-los sobre prevenções e controle da mastite bovina. Com palestras e exemplos práticos o encontro acontece em 5 de maio a partir das 09 horas na Fazenda Angical, no Povoado Olho D’água, a 20 km de Imperatriz. Essa é a primeira ação do projeto “Dia de Campo” 2013.


Segundo o secretário adjunto da SEAAP, Hélio Gregório Fraga, além da palestra sobre mastite também serão ministrados mini-cursos sobre devolução de embalagens vazias de agrotóxicos e manejo de pastagem.  “O evento foi organizado para os produtores rurais do município. O objetivo é conscientizá-los por meio de palestras e práticas sobre a gravidade dessa doença e sobre as precauções que devem ter para garantir uma boa produção”.

Para o agricultor, Claudomiro Joaquim Rocha, as palestras serão o momento certo para tirar dúvidas, compartilhar conhecimento, sobretudo aprender novas técnicas para cuidar dos pequenos rebanhos. “A gente aprende muito em eventos como esse. É sempre bom aprender novidades para ter uma boa produção”.

Os principais parceiros das ações são: Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Fundação de Amparo a Pesquisa e Desenvolvimento do Maranhão (Fapema), Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) e a  Agencia Nacional de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED).

Sobre a Mastite bovina


A mastite é uma doença causada por muitos tipos de microrganismos e diferente de outras doenças dos bovinos como a brucelose, que devem ser erradicadas dos rebanhos, o controle da mastite é suficiente para garantir um rebanho seguro. Uma das formas de prevenção é a higiene no manejo da ordenha, focalizando nos cuidados com a higiene na desinfecção dos tetos após a ordenha. (Eva Fernandes - ASCOM)


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...