8/30/2013

PREVENÇÃO: Usuários da Unidade de Saúde Nova Imperatriz recebem orientações e sucos medicinais durante consultas.




Por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e o Curso de Nutrição da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma), os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Nova Imperatriz receberam orientações sobre os benefícios de sucos medicinais. 

Na ação, realizada na manhã desta quinta feira (29), a comunidade participou de palestras, recebeu informativos, receitas, e fizeram também degustação de sucos medicinais, que de acordo com os acadêmicos do curso de nutrição, auxiliam no combate a anemia, hipertensão, colesterol, e insônia entre outros.

“A ação, dentre outras realizadas, visa levar mais informações as pessoas, de forma que possa evitar por meio da alimentação as doenças que mais acometem a população”, explica a universitária Célia Maria Costa Lima, defendendo que os sucos saudáveis são opções acessíveis por causa dos preços e que trazem grandes resultados.


A população aprovou. “Eu gostei dos sabores, e já estou levando a receitinha, uma pra mim e outra pra minha vizinha”, comenta Alzira Costa Diniz, usurária da UBS Nova Imepratriz.

Para Franklin Roosevelt, coordenador da Unidade de Saúde Nova Imperatriz, é de suma importância fazer este trabalho com os estudantes, tendo em vista que é uma via de mão dupla no que se refere a conhecimento e troca de experiências. “Agente sempre procura manter estas parcerias, que é de grande valia para nossos pacientes. E os trabalhos dos estagiários nos ajudam a difundir a questão da saúde preventiva que é o pilar principal da UBS”, afirma.

Ao degustar os sucos, as pessoas recebiam uma receita que continha cinco tipos de sucos (antidepressivo, digestivo, para insônia, anemia, hipertensão e colesterol.) “Das 100 receitas que trouxemos não sobrou uma, então tivemos uma ótima aceitação, e isso nos deixa muito feliz porque a melhor medicina é a preventiva”, comemora a futura nutricionista Thays Marciglias.

Quanto à eficácia do líquido, a outra estudante Maria Venes explica: “As receitas são montadas de acordo com as bibliografias confiáveis da área da nutrição, e todas tem comprovação científica”, esclareceu à estagiária agradecendo o apoio da gestão na realização das atividades pertinentes aos seus estágios. “Sempre fomos bem recebidos pelo coordenador que nos disponibiliza sala e ainda tem sempre o cuidado de orientar os pacientes a nos procurar, e com isso a comunidade só tem a ganhar”, finaliza.

[Maria Almeida – ASCOM]

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...