9/06/2013

Secretaria Municipal de Saúde entrega cadeiras de rodas sob medida.







Pontualmente as 08h da manhã de ontem, as famílias cadastradas no Programa Órtese e Prótese da Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz (SEMUS), começaram a receber suas cadeiras de rodas. O prefeito Sebastião Madeira, a Secretária de Saúde, Conceição Madeira e a coordenadora do programa Marlene Maranhão Diaz estiveram presentes na cerimônia de entrega.

O momento foi marcado pela alegria para as pessoas que estavam sendo beneficiadas. “Eu estou muito feliz. Essa cadeira vai facilitar muito a locomoção do meu filho, ele tem uma, mas já está toda acabada porque é muito antiga” hesitou a costureira Hilda Oliveira Cunha.

 Em um breve discurso, o Prefeito e a Secretária agradeceram a presença de todos e os parabenizaram pela conquista, informado que mais que uma necessidade destas pessoas, esse meio de locomoção é um direito de cada um. “Ficamos muitos contentes em entregar estas cadeiras hoje, e vamos trabalhar para garantir a entrega de todas que forem solicitadas, visto que são tão valiosas e importantes para o bem estar destes pacientes” discursaram.


Outros usuários fizeram questão de demonstrar a felicidade que estavam sentindo. Maria Juzeida, que recebeu uma cadeira para seu filho de 20 anos que tem paralisia cerebral, categoricamente afirmou: “O sentimento é de acolhimento. Eu posso dizer que minha vida se divide em dois momentos, antes e depois do apoio da Secretaria de Saúde. Quando agente tem uma criança nesta situação se não tem apoio, não tem desenvolvimento para a saúde da criança”.

Eurivan Viana da Fonseca disse: “Eu agradeço todo o pessoal envolvido, pela oportunidade. Por essa ajuda que estão dando aos deficientes, porque agora eles terão estão mais conforto”, reconheceu,  informando que há três anos comprou uma ( que custou 1.800,00) com a ajuda de toda a família. E agora que recebeu uma nova, vai doar a antiga para outra pessoa que esteja precisando.

As cadeiras foram feitas sob medida e cada uma custou em média R$ 2.500,00, algumas até bem mais caras. O Programa Órtese e Prótese em Imperatriz funciona vinculado ao Programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), localizado no Centro de Especialidades Médicas Três poderes. Qualquer pessoa que é depende destes meios auxiliares para locomoção, bem como cadeira de roda e moletas, podem solicitar junto ao programa. O horário de funcionamento é das 13h às 17h.