5/24/2014

Secretaria de Educação divulga resultados dos programas desenvolvidos em parceria com o Instituto Ayrton Senna.


Por Luana Barros.

Desde 2011, a Rede Municipal de ensino de Imperatriz desenvolve do programa Gestão Nota 10 (Correção de Fluxo e Circuito Campeão), resultado da parceria firmada com as empresas Suzano Papel e Celulose, Instituto Ayrton Senna e Organização das Nações Unidas para a educação, ciência e a cultura (UNESCO).

Essa semana a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou formação continuada dos programas e aproveitou para divulgar os objetivos, ações realizadas e resultados obtidos.

Rejane Kravezt coordenadora do Programa Gestão Nota 10 explica que esta é uma proposta dirigida aos gestores de educação e oferece capacitação e ferramentas gerenciais para esses profissionais.

Dentre os objetivos, Rejane destaca: “O Gestão Nota 10 tem o objetivo de elevar a qualidade da aprendizagem de forma equitativa, e promover a articulação de todas as condições necessárias para a eficácia dos processos educacionais nas redes públicas de ensino. Também objetiva fortalecer a competência técnica das lideranças e das equipes de trabalho, por meio de Formação Continuada”.

Rejane explica ainda que as formações continuadas envolvem temas como: Gestão Educacional, Educação no mundo e no país, Pesquisas atuais sobre gestão educacional, Necessidades evidenciadas no processo de acompanhamento e Temas sugeridos por parceiros.

Também desenvolvido na rede municipal, o Programa Circuito Campeão que introduz, nos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes regulares, ferramentas de gestão da aprendizagem como soluções concretas para estancar a má qualidade de ensino. Rosa Vieira que coordena as ações do programa explica seu objetivo:

“O Programa Circuito Campeão tem objetivo de garantir o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, de cálculos matemáticos e de compreensão de fenômenos naturais e sociais, de maneira a contribuir para a permanência do aluno na escola e para o seu sucesso”.

Ainda em parceria com o Instituto Ayrton Senna, as escolas recebem os programas de Correção de Fluxo: Se Liga e Acelera Brasil, coordenados por Elielza Melo, que explica:

“O Programa Se Liga, é emergencial e ajuda a corrigir o fluxo escolar do Ensino Fundamental combatendo o analfabetismo e diminuindo a evasão escolar. Em um ano, alfabetiza crianças que repetem, porque não sabem ler nem escrever, para que possam frequentar o Acelera Brasil e, depois, retornar à rede regular. Já o Acelera Brasil, é um programa emergencial, de correção de fluxo do Ensino Fundamental. Ele combate a repetência que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno frequenta e, também, o abandono escolar. E tem o objetivo de contribuir para que o aluno, em um ano, alcance o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental, de maneira que possa avançar em sua escolaridade”.

Elielza explica ainda que os professores das turmas atendidas pelos programas de Correção de Fluxo participaram de formações abordando temáticas como: Matrizes de Competências e Habilidades, Matrizes de habilidades de Língua Portuguesa, Matrizes de habilidades de Matemática (oficina com material dourado), Sistemática de Acompanhamento, Psicogênese da Língua Escrita e Análise de dados das avaliações e relatórios do IAS e Plano de intervenção.

Em números, a SEMED divulga o alcance dos programas nas unidades de ensino da rede municipal de Imperatriz:
Gestão Nota 10 em números
Ano
Gestores escolares, Vice Gestores, Superintendentes e equipe técnica atendidos
2011
132
2012
137
2013
157


Circuito Campeão em números



Ano
Coordenadores Pedagógicos, Supervisores e Equipe Técnica atendidas


Crianças e jovens atendidos
2011
112
6.680
2012
120
10.126
2013
124
16.144

Correção de Fluxo em números
Ano
Crianças e jovens atendidos
2011
Total de alunos atendidos: 343
ü  Se Liga:  17 Turmas - 323 alunos com 78,9% alfabetizados
ü  Acelera: 01 Turma – 20 alunos com 100% acelerados

2012
Total de alunos atendidos: 405
ü  Se Liga: 20 Turmas - 354 alunos com 80,2  alfabetizados
ü  Acelera: 03 Turmas - 51 alunos com 98% acelerados

2013
Total de alunos atendidos: 443
ü  Se Liga: 24 Turmas - 310 alunos com 77,9%  alfabetizados
ü  Acelera: 08 Turmas - 133 alunos com 98,5% acelerados
2014
Total de alunos atendidos: 584
Serão atendidas 19 escolas e 32 turmas
ü  Se Liga: 22 turmas - 398 alunos
ü  Acelera: 10 turmas – 186 alunos