8/20/2015

Autoridades e sociedade civil recebem Plano Municipal de Educação


Na manhã desta quarta-feira (19 de agosto), o grupo gestor do Fórum Municipal de Educação (FME) realizou a apresentação e entrega do Plano Municipal de Educação (PME), no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Imperatriz.

Na cerimônia, estiveram presentes: Inês de Jesus Silva, presidente do Fórum Municipal de Educação (FME); Juscelino Pereira, presidente do Conselho Municipal de Educação; Ivetilde Delgado, coordenadora pedagógica da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI); Cleomar Conceição, presidente da Associação de Gestores das Escolas do Sistema Municipal de Imperatriz (AGESMI); Antônio Martins, representante a Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST); Nilcéia Martinho, representando as promotorias de Imperatriz; Zesiel Ribeiro, secretário municipal de educação; Luís Carlos Porto, vice-prefeito de Imperatriz e Sebastião Madeira, prefeito de Imperatriz.

 “Este é um momento ímpar para a sociedade imperatrizense, que durante um ano trabalhou em prol da elaboração do Plano, resultado de um esforço coletivo. Os anseios e desejos da sociedade estão presentes neste documento que norteará a educação de Imperatriz nos próximos dez anos. Também estão presentes no documento, as estratégias para efetivar as metas”; explicou Inês de Jesus Silva, presidente do Fórum Municipal de Educação (FME), ao entregar o PME às autoridades presentes.

Inês explicou ainda que foram realizadas diversas reuniões do Fórum Municipal de Educação (FME):

“Durante um ano, sete grupos de trabalho, desenvolveram diversas ações para elaboração PME com metas e estratégias para a educação de Imperatriz. A participação das entidades e da comunidade civil se deu através das audiências públicas. O Plano Municipal de Educação está integrado ao Plano Estadual de Educação e ao Plano Nacional de Educação e, mais integrado, ainda, à realidade, à vocação e às políticas públicas do Município. A história, a geografia, a demografia do Município, e sua proposta de desenvolvimento é que determinam as metas e as estratégias de suas ações na educação escolar”.

Presente no evento, Zesiel Ribeiro, secretário municipal de educação, falou da importância de se planejar as ações que serão realizadas na educação de Imperatriz nos próximos dez anos. “O Plano Municipal de Educação é resultado dos sonhos da sociedade de Imperatriz, nós somos o tamanho dos nossos sonhos. O plano foi construído por toda a sociedade representada por 37 instituições que compõem o Fórum Municipal de Educação”.

“A maior contribuição que nossa administração dará para a cidade de Imperatriz esta nas ações que realizamos na educação. É com a educação que mudamos o futuro das nossas crianças e de toda a sociedade”; declarou Sebastião Madeira, prefeito de Imperatriz.

Objetivos do Plano - Garantir às crianças, à juventude e a pessoas adultas e idosas, boas condições de acesso e permanência nas etapas e modalidades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental melhorando assim a qualidade da educação oferecida; melhorar a qualidade da educação, especialmente da Rede Municipal de Ensino, investindo-se prioritariamente na formação continuada dos educadores e educadoras; assegurar a efetiva aprendizagem dos/das estudantes envolvendo o domínio dos aspectos sócio-cognitivo-afetivo e cultural; promover a atuação de uma gestão escolar democrática e participativa.

                                                                                                  Luana Barros- ASCOM 

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...