9/22/2015

Ações da Semana Nacional do Trânsito iniciaram nessa segunda-feira (21), em Imperatriz


O objetivo é conscientizar a população sobre as medidas preventivas para reduzir o número de acidentes no Município

A abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito em Imperatriz, lotou o auditório do Sest/Senat nesta segunda-feira (21). Estavam presentes: o prefeito Sebastião Madeira, o deputado Léo Cunha, os secretários Municipais de Trânsito, José Ribamar Alves e da Regularização Fundiária Daniel Souza, o diretor das promotorias de justiça, Alessandro Brandão, a vereadora Caetana Frazão, Os comandantes do 3º BPM Markus Lima e do 3º GBM Wilni Barbosa; do inspetor chefe da 4ª DPRF Silva Neto e do presidente dos mototaxistas de Imperatriz, Francisco Alencar, bem como a comunidade em geral.   

De acordo com José Ribamar, as ações da Semana de Trânsito  - que envolverá os motociclistas, prevê distribuição de panfletos, cartazes e faixas sobre os cuidados no trânsito - estão voltadas para prevenção de acidentes, afirma também que a ação local segue as diretrizes do evento Nacional e tem como foco conscientizar a população. “Estamos desenvolvendo um trabalho assertivo que já tem proporcionado reflexos positivas na segurança do trânsito de nossa cidade, o que tem feito o índice de acidentes ter sido reduzido significativamente. Entretanto nós queremos muito mais”. E acrescenta “neste evento a população vai encontrar uma gama de conhecimento sobre medidas preventivas, sobretudo de conscientização”.

São parceiros na organização do evento, o Cetran (Conselho Estadual de Detran-MA) e o Detran-MA (Departamento Estadual de Trânsito); SEST-SENAT, Polícia Rodoviária Federal (PRF); Cerest; Polícia Militar, o Ministério Público do Maranhão; Imperial Shopping, universidades e escolas públicas das redes estadual e municipal.

Durante a abertura do evento, o prefeito Madeira pontuou sobre a relevância da ação para conscientizar a população. “Infelizmente, acidente de trânsito é a terceira maior causa de morte no Brasil. Portanto, sem sombra de dúvida trabalhos de conscientização como esse ajudam a reverter esse cenário crítico”. E faz um alerta “que esta  semana sirva de alerta e de conscientização para que nós respeitemos a nossa vida e vida dos outros”.

Sobre o trabalho contínuo da prefeitura para prevenir acidentes na cidade,  Ribamar ressalta que uma das principais objetivos das ações da gestão em relação ao trânsito, é reduzir o índice de acidentes. Segundo ele, serviços como reforço na sinalização vertical e horizontal, instalação de novos semáforos nas vias que têm grande fluxo diário de veículos, mudanças nos estacionamentos de ruas e avenidas entre outras ações fazem parte do foco da SETRAN, entretanto ele considera atividades educativas um instrumento extremante importante para ajudar a conscientizar a população para os problemas que as imprudências no trânsito podem causar, sobretudo, as formas de evitá-las.


Eva Fernandes (ASCOM)