9/17/2015

“Uma visita que certamente trará resultados”, diz Madeira sobre vinda do embaixador de Trinidad e Tobago a Imperatriz


O diplomata veio a Imperatriz a convite do prefeito e do presidente da Associação Comercial para fortalecer laços comerciais e institucionais entre Imperatriz e aquele país caribenho.

O embaixador da República de Trinidad e Tobago, Hamza Rafeeq, deixou  Imperatriz com  uma boa impressão diante de tudo que viu, e vivenciou na cidade nesses dois dias da visita oficial que fez a Imperatriz a convite do prefeito Sebastião Madeira e do presidente da Associação Comercial e Industrial Jairo Almeida.  Deixou claro isso nas entrevistas e declarações que dera em todos os lugares  em que teve a oportunidade de falar sobre a possibilidade de intercâmbios comercial, cultural, educacional  e esportivo entre seu País e Imperatriz.

“Uma visita que certamente terá consequências”, avalia o prefeito Sebastião Madeira  ressaltando que   Rafeeq deixou Imperatriz  com várias janelas abertas para a celebração de futuros acordos bilaterais. “Podemos receber, em breve, para um amistoso com o Cavalo de Aço, até a seleção de futebol nacional daquele país, que ficou famosa ao participar da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha”, completou o prefeito.

O embaixador Rafeeq teve uma agenda cheia desde que desembarcou na cidade na  noite da última segunda-feira, 13.  Na manhã de terça-feira, participou do Seminário Ambiental organizado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente em parceria com a Prefeitura, no qual pôde falar a respeito de como seu País trata da questão da sustentabilidade. Declarou, entre outras coisas, que Trinidad e Tobago  tem problemas ambientais semelhantes ao de Imperatriz e que também estão sendo encarados com muita seriedade.

Outro compromisso do embaixador, que veio acompanhado do ministro conselheiro e chanceler da embaixada, Paul Christian Byam, foi uma visita ao Parque Industrial da Suzano Celulose.  Mais do que uma simples visita, Hamza Rafeeq, recebeu  por parte de um dos diretores da empresa em Imperatriz, na sua língua oficial, a inglesa,  todo o detalhamento sobre o   processo de produção  e comercialização  da celulose. 

Da Suzano, o embaixador se dirigiu à Secretaria Municipal de Esportes onde foi recebido pelo prefeito Madeira, pelo secretário Saulo Dino, e equipe além desportistas, como o atual presidente do Cavalo de Aço, o vereador Buzuca.  Ali, aquela autoridade diplomática ressaltou o interesse de promover com Imperatriz acordos de cooperação.  Falou muito sobre a natação e o futebol, mas não deixou de  mencionar o Criquet, uma paixão nacional naquele  país caribenho, mas  praticamente desconhecido nesse lado do Brasil.

Casa da Criança


A agenda do primeiro dia de visita de Rafeeq a Imperatriz foi encerrada na Casa da Criança, um dos mais importantes programas sociais da gestão Madeira, tocado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O embaixador nessa agenda foi ciceroneado pelo próprio prefeito.  A casa abriga crianças de 0 a 8 anos de idade retiradas do “poder familiar” pelo Judiciário,  devido aos  maus tratos sofridos no seio familiar.  Ao final, o diplomata, ao assinar o livro de visitantes, fez questão de deixar uma doação para a instituição. Outro local visitado foi a Casa do Idoso Feliz, instituição também mantida pela gestão municipal e que agradou ao diplomata.

RODADA DE CONVERSA DE NEGÓCIOS - Outro compromisso agendado do embaixador de Trinidad foi uma rodada de conversa de negócio na Associação Comercial e Industrial organizada pelo presidente Jairo Almeida da qual participaram empresários locais interessados em conhecer as oportunidades de negócio que possam surgir.  A rodada de conversa ocorreu na manhã de ontem sendo considerada satisfatória pelos participantes. 

Ainda na quarta-feira, o embaixador conheceu o potencial turístico do Rio Tocantins e a à  noite participou da abertura da 15ª Fecoimp.  [Kayla Pacheco – ASCOM] 







Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...