11/05/2016

Defesa Civil participará do 1º Workshop: cheias e secas do rio Tocantins


 O superintendente municipal de Proteção e Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, participará na próxima quinta-feira (10) do 1º Workshop: “Cheias e secas do Rio Tocantins” que será promovido pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Segundo ele, a programação ocorrerá no Centro de Visitantes da Usina Hidrelétrica de Estreito, situada na BR-230, km 8, na zona rural do município de Estreito.

No evento constam a realização de palestras, a partir das 14h40, com uma explanação sobre s Usina Hidrelétrica de Estreito; às 15h10 palestra Angie Brasil Energia; 15h40 palestra Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS); 16h25 palestra Acqua soluções ambientais; 16h55 palestra Defesa Civil (Imperatriz) e com encerramento previsto para 17h25.

Chico do Planalto, como é conhecido, recebeu convite do gerente-geral do Ceste, João Rezek Júnior, a participar do 1º Workshop: cheias e secas do rio Tocantins.

Monitoramento – O superintendente da Defesa Civil garantiu ainda que os técnicos realizam sistematicamente o monitoramento do nível do rio Tocantins e alertam para situação de seca que ameaça a navegação de embarcações. “No período de 15 a 30 de outubro melhorou o nível do rio Tocantins, recuperando gradativamente, saindo de quase 4 metros abaixo de zero para 1,96 metros”, disse ele.

Ele também atribuiu ao aumento do nível a vazão da hidrelétrica de Estreito que chegou a 1.263 metros cúbicos de água por segundo, chegando a cobrir alguns bancos de areia e pedrais no rio Tocantins, porém esse cenário durou pouco tempo devido à escassez de chuva.
“Houve, novamente, uma redução da vazão da hidrelétrica caindo deste a última sexta-feira, saindo de 1.263 para 1.035 metros cúbicos de água por segundo e, posteriormente, com previsão de chegar nestas 72 horas a 954 metros cúbicos por segundo”, anunciou ele, que manifesta preocupação com a constante oscilação do nível do rio Tocantins.


Gil Carvalho/ASCOM

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...