1/12/2017

Motoristas da região central do MA são capacitados pelo Sest Senat de Imperatriz


  
O objetivo  é proporcionar melhorias ao transporte escolar dos municípios de Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras

Desde o surgimento em Imperatriz, o SEST/SENAT capacitou centenas de trabalhadores para o ramo dos transportes na cidade. Desta vez, a profissionalização se destina aos motoristas do transporte escolar dos municípios de Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras. Ao todo, 20 motoristas estão realizando o curso, que finaliza nesta sexta-feira (13).

O intuito é proporcionar melhorias significativas ao transporte escolar dos dois municípios. Por meio da capacitação dos motoristas, a segurança e a qualidade no deslocamento das crianças e adolescentes é ampliada.

De acordo com o coordenador do transporte escolar de Barra do Corda, esta é uma oportunidade única para os condutores. “O conhecimento que adquirimos aqui no SEST/SENAT vai fazer toda a diferença em nossa prática dentro da cidade, pois muitos de nós não conhecíamos detalhes específicos da profissão. O que queremos é aprender mais e representar bem o nosso município, prestando um bom trabalho para os estudantes barracordenses e jenipapenses”, afirma.

O curso trata da legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, relacionamento interpessoal, meio ambiente, cidadania e legislação específica do motorista profissional de transporte escolar.

            A aprendizagem vai além da mecânica, direcionando-se, principalmente, ao atendimento eficiente do cliente transportado. “Aqui eles aprendem a compreender a responsabilidade que tem um motorista profissional. Ou seja, preparamos os alunos para saírem na rua conhecedores da lei e dos métodos de atendimento desse ramo, desde o uso da cadeirinha na van escolar até a maneira de se portar aos estudantes transportados”, explica o instrutor de trânsito do SEST/SENAT, Diego Sodré.

Inscrições - As turmas de transporte escolar são ofertadas com regularidade no SEST/SENAT. Inscrições estão abertas e devem ser realizadas na sede da unidade Imperatriz, que se localiza na BR010, Km 258, em frente à distribuidora HotBel. A turma inicia a partir de 10 inscrições.

Para a continuidade do exercício da profissão, os motoristas de transporte escolar têm obrigatoriedade em realizar esta capacitação, conforme determinação do Código de Trânsito Brasileiro (art. 139, portaria 503).

Para realizar o curso de transporte escolar, é necessário ser maior de 21 anos; estar habilitado, no mínimo, na categoria D; não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da carteira nacional de habilitação - CNH, pena decorrente de crime de trânsito, bem como não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

A coordenadora do SENAT unidade Imperatriz, Kristianne Procópio, destaca que “a qualificação é essencial para o crescimento do profissional. Nosso objetivo é preparar o motorista para que se torne um agente transformador e conscientizador do trânsito, dedicado a ser um replicador de boas ações”, finaliza.

Assessoria de Comunicação SEST/SENAT



Contato:
Bruna Viveiros
Assessoria de Comunicação
(99) 9 8109-9693



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...