6/09/2010

Violência diminui em Imperatriz, constata pesquisador



O economista (PUC-RJ), pesquisador, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento. NAEA/UFPA. Doutor em Desenvolvimento Sustentável. NAEA/UFPA e atual Secretario de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Imperatriz-Ma. Enéas Rocha, envia ao blog dados do Mapa da Violência- 2010, que atesta uma sensível diminuição nos índices de assassinatos em Imperatriz.

A pesquisa realizada por Enéas é reflexo da matéria veiculada no SBT Nacional colocando Imperatriz como a capital brasileira da pistolagem. " Os números mostram o contrário" assinala o economista.

Abaixo os dados apurados pelo pesquisador

Segundo Rocha em 2007 foram assassinadas em Imperatriz cerca de 172 pessoas. Esse número caiu para 72, em 2009, o que colocaria a cidade na posição 514º.

Segundo ainda Eneas Rocha no ano de 2010 até 31/05 a PM registrou apenas 29 casos e, destes quatro com características de encomenda/pistolagem, no entanto, todas as vitimas residiam em outras cidades. Os dados projetados para 2010 pela média do ocorrido nos meses de janeiro a maio levariam para 69 casos no ano,

A ANÁLISE DA VIOLÊNCIA EM IMPERATRIZ

O principal indicador de violência no país é o mapa da violência 2010 – Anatomia dos Homicídios do Brasil – produzido pelo instituto Sangari ( São Paulo) Neste estudo a cidade de Imperatriz, no ano de 2007, aparece em 41º lugar, atrás de cidades com faixa populacional entre 200.000 a 320.000 habitantes, como, Arapiraca- AL 9º, Foz do Iguaçu- PR 12º- Marabá - PA 14º, Itabuna - BA 26º e Vitória - ES, 34º. Como o índice é medido pela relação de mortes por homicídio dividido pela população a cidade fica atrás também das capitais: Maceió, Recife e Vitória.

No entanto os dados oficiais da PM-MA (3º BPM) demonstram considerável diminuição da violência na cidade. Passando de 172 homicídios em 2007 para 72 em 2009, o que colocaria a cidade na posição 514º. No ano de 2010 até 31/05 a PM registrou apenas 29 casos e destes 4 com características de encomenda/pistolagem, no entanto, todas as vitimas residiam em outras cidades. Os dados projetados para 2010 pela média do ocorrido nos meses de janeiro a maio levariam para 69 casos no ano, colocando a cidade na 547º posição.

Os dados da PM revelam ainda que em 2009 somente 2 casos de homicídios foram com características de encomenda/pistolagem.

De que forma uma cidade com uma população aproximada de 238 mil habitantes e, que registra dois casos de homicídios com características de crime por encomenda/pistolagem em 2009 e, 4 em 2010 (todos de pessoas de outras localidades, que visitavam a cidade pelo seu comércio e serviços) poderia ser considerada como a capital nacional da pistolagem?

Os números da violência no Brasil capturados pelo instituto Sangari mostram o contrario, mesmo no ano de 2007 quando a cidade registrou 172 homicídios e ocupava o 41º no contexto nacional, poderia ser considerada como tal.

Por estes dados cidades como Recife, Maceió e Vitória, como as demais 40 que superam Imperatriz, seriam consideradas o que? E os dados atuais, que demonstram considerável diminuição dos homicídios, provam incontestável de que a violência por homicídio na cidade vem diminuindo?

Concluímos com base nos dados do Mapa da Violência 2010 e da PM (3º BPM), que a reportagem do Sr. Roberto Cabrini – SBT – ignora completamente as informações oficiais sobre pistolagem/violência, além do total desconhecimento da realidade local.

Longe de ser a capital nacional da pistolagem, a cidade recebe atualmente investimentos de grandes grupos privados e diversos empreendimentos imobiliários, possuindo sete centros universitários e uma rede de serviços que atrai uma população flutuante do sul do Pará e norte do Tocantins, pode ser considerada como capital do crescimento econômico na Pré-Amazonia.

Bibliografia
WAISELFISZ. Julio Jacobo. Mapa da Violência 2010, Anatomia dos Homicídios no Brasil. Instituto Sangari. São Paulo. 2010.
3º. BPM. 1º. TEM QOPM. Claudio Carlos Silva Júnior. Imperatriz. 2010.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...