8/26/2011

Saúde comemora hoje Dia de Combate ao Fumo


Extensa programação será realizada nesta sexta-feira, dia 26, a partir das 8h, na Praça de Fátima
 – A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) por intermédio da coordenação da Vigilância em Saúde, da Atenção Básica e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) realizam nesta sexta-feira (26), a partir das 8h, na Praça de Fátima, extensa programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado na segunda-feira, dia 29.
De acordo com a coordenadora Widerlannya Aguiar (Vigilância em Saúde) o objetivo da campanha é alertar a população sobre os malefícios do cigarro e incentivar a prática de atividades preventivas no intuito de melhorar a qualidade de vida da comunidade. “Vamos oferecer nessa manhã um café da manhã a comunidade durante o evento”, disse.
Ela alerta que “o cigarro faz mal e é o causador de muitas mortes, como é de conhecimento popular. São mais de 4,7 mil substâncias presentes no cigarro e, entre elas, podemos citar formol, fósforo, amônia e naftalina, além de elementos radioativos e agrotóxicos”.
Widerlannya Aguiar diz que os fumantes, em sua maioria, sabem que correm riscos de desenvolver mais de 50 doenças, como câncer, necrose, hipertensão, infarto, angina, impotência e derrame (AVC), mas nem sempre é o suficiente para parar de fumar.

Extensa programação será realizada nesta sexta-feira, dia 26, a partir das 8h, na Praça de Fátima

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que 5,5 milhões de pessoas morrem por ano no mundo em decorrência de alguma enfermidade relacionada ao tabaco, que inclui cigarros, cigarrilhas, charutos e cachimbo. Só no Brasil, são 200 mil mortes. Os dados ficam ainda mais alarmantes: nove pessoas morrem por hora em decorrência do fumo; e o fumo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão; 80% dos enfisemas, 40% dos derrames cerebrais e 25% dos infartos do miocárdio.
Ela observa ainda que “grande parcela do investimento em marketing feito pela indústria do tabaco é direcionada a atrair crianças e adolescentes, com embalagens coloridas e com designs elaborados, chegando a introduzir uma ampla variedade de aromas e sabores atraentes, capazes de mascarar o gosto amargo de todos os produtos derivados do tabaco”.
“Queremos convidar toda a comunidade a participar nesta sexta-feira (26), na Praça de Fátima, da programação alusiva ao Dia de Combate ao Fumo”, convida. 

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...