12/29/2011

Prefeitura investe na melhoria da infraestrutura e em políticas de meio ambiente



O prefeito Sebastião Madeira, afirmou que desde o começo do mandato trabalha para melhorar a qualidade de vida da população de Imperatriz, a maior cidade do interior do Maranhão, e que a Prefeitura tem investido em obras de saneamento básico e de infraestrutura, bem como em políticas de meio ambiente. “O nosso objetivo é tornar Imperatriz uma cidade mais bonita e confortável”, enfatiza.

Ele assinala que por intermédio da Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma) o município tem feito o mapeamento da área de instalação da Suzano, a maior unidade fabril de Imperatriz, e o levantamento sociocultural da empresa. “Nós promovemos ainda o 1° Seminário de Resíduos Sólidos Urbanos da Mesorregião do Tocantins: Lixo responsabilidade de todos nós”, frisa o secretário Enéas Nunes Rocha, da Sepluma.

Em abril deste ano, a Prefeitura Municipal realizou um grande mutirão para plantio de mudas de árvores no Conjunto Vitória, assim como na Praça da Bíblica, na rua Leôncio Pires Dourados, e em volta da primeira lagoa da Avenida João de Deus Fiquene (Beira-Rio). Palestras sobre meio ambiente também ministradas nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); no Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (IFMA), e nas escolas Adelina Lopes e Mourão Rangel.

Parceria


O secretário destaca a parceria com a Igreja Adventista que possibilitou em julho deste ano o plantio de cem mudas de árvores no cais do Porto, na área da Beira-Rio, bem como a distribuição de mudas durante a realização do Mutirão Social do Santo Amaro, bairro distante do Centro. “Nós, com apoio do prefeito Madeira, temos feito um trabalho de reorganização do espaço urbano, buscando conscientizar a comunidade sobre a política ambiental e do planejamento urbano”, ressalta.

Em agosto, recorda ele, a prefeitura participou do Fórum Intermunicipal de Gerenciamento de Políticas de Resíduos Sólidos realizado na cidade de Estreito – a 125 km de Imperatriz. “Esse evento foi considerado de suma importância, pois surgiu depois da realização do seminário de resíduos sólidos em Imperatriz”, conta.

Já no mês de setembro, a Sepluma promoveu o plantio de mudas na Avenida Bernardo Sayão (parceria com a Igreja Adventista); nas ruas do quarteirão do SESI (Serviço Social da Indústria), no setor Mercadinho, e ainda, nas ruas São Francisco, Paraíba, Pernambuco e replantio na Avenida Industrial.

Viveiro municipal produziu mais de 25 mil mudas de plantas


O secretário Enéas Rocha, de acordo com relatório repassado à reportagem, que somente neste ano foram produzidas 24.915 mudas de plantas ornamentais, frutíferas e arbóreas de várias espécies, e distribuídas em eventos, mutirões e ações compartilhadas da Prefeitura de Imperatriz. “Nós contabilizamos cerca de 74 mil mudas cultivadas no viveiro municipal”, garante.

Ele diz ainda que, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Cáritas, foi realizado o cadastro das famílias do lixão no Programa Fome Zero, do Governo Federal.

AUTORIZAÇÕES

Segundo ele, somente neste ano foram expedidas pela Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma) 1.675 autorizações em Imperatriz.

Conheça algumas das revitalizações feitas pela Sepluma

Revitalização das praças da Vilinha, Parque Alvorada I e II, e Três Poderes;
Manutenção e limpeza do viaduto;
Limpeza e poda das árvores nas praças Mané Garrincha, praça da Cultura e canteiros centrais da rua XV de Novembro;
Revitalização da praça Irapoã Menezes, na BR-010;
Plantio de mudas na Avenida JK;
Revitalização da praça da Viola, no Parque Buriti;
Plantio de mudas no calçadão;
Doação de 2000 mudas em Coquelândia;
Mutirão para plantio de mudas recompondo a margem ciliar do rio Tocantins, na Avenida Beira-Rio;
Doação de mudas em escolas e comunidades;
Divulgação do projeto “calçada ecológica” com vistoria, panfletagem e fiscalização em vários pontos da cidade

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...