Projeto é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, Policia Militar e Corpo de Bombeiros
– A Prefeitura Municipal de Imperatriz (PMI) e a Fundação do Banco do Brasil (Fenabb) retomam nesta terça-feira, dia 22, às 16h, o programa integração denominado “AABB Comunidade”. A informação foi prestada à reportagem pela coordenadora do programa, Greycivane Gomes da Silva Lindoso.
Ela explica que n programa de integração é desenvolvido oficinas de artes com forma de terapia ocupacional com os familiares dos educandos, contribuindo com a formação cidadã dos alunos assistidos pelo “AABB Comunidade”.
A coordenadora destaca a importância da parceria com diversas instituições, entre as quais, a Polícia Militar, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Corpo de Bombeiros Militar, Conselho Tutelar, Conselho de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran).
“Temos ainda parcerias com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Centro de Atenção Psicossocial (Caps-Infanto Juvenil) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus)”, ressalta Greycivane Lindoso, que destaca dois grandes eixos do programa AABB Comunidade: a ludicidade e a pedagogia de direitos.
“Nós defendemos o direito da criança e do adolescente à brincadeira, o brincar pelo brincar, o brincar aprendendo, acolhendo o repertório de jogos, brincadeiras, músicas para, a partir daí, explicitar os elementos de socialização, organização e visão de mundo nele presentes, objetivando a formação de sua cidadania”, enfatiza ela.
Atividades desenvolvidas
As crianças e adolescentes que participam do programa AABB Comunidade participam de complemento educacional, onde é trabalhado temas transversais sobre saúde e higiene, artes cênicas e plásticas, danças, canto e coral.
Já na modalidade esportiva são desenvolvidas atividades de xadrez, damas, tênis de mesa, natação, futebol de campo e de areia, futsal, handebol, basquetebol, vôlei de quadra e de areia. Além disso, são realizadas oficinas terapêuticas com os familiares, onde todos fazem tapeçaria, pintura e bisqui.
“O programa AABB Comunidade está presente em todas as datas comemorativas do nosso município”, frisa.
Conheça mais sobre o programa integração AABB Comunidade
O programa integração AABB Comunidade conjuga educação, saúde, esporte e lazer para proporcionar novas perspectivas de vida a crianças e adolescentes de famílias de baixa renda. É realizado em parceria com a Fundação Banco do Brasil (Fenabb) e a Prefeitura Municipal de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O programa funciona na sede do Clube AABB, situado na Avenida Pedro Neiva de Santana, no Parque Sanharol.
Greycivane Lindoso informa ainda que o programa está presente em 403 municípios, beneficiando 52.432 crianças e adolescentes de norte a sul do país. Em Imperatriz, segundo ela, o programa teve início no ano de 2000 atendendo 120 crianças e adolescentes, mas hoje graças a parceria com a Prefeitura de Imperatriz, estão sendo atendidas 250 crianças e adolescentes, em dois turnos (matutino e vespertino).
É oferecida, no turno matutino, café da manhã e almoço às crianças. Já no vespertino lanche e jantar.
Ela enfatiza ainda que as crianças são submetidas a consultas médicas, exames laboratoriais e tratamento odontológico e acompanhamento vacinal.
“O objetivo do programa é contribuir para a inclusão e permanência de crianças e adolescentes com idade entre 7 e 18 anos incompletos, que pertençam a famílias de baixa renda, oriundas da escola pública, combatendo desta forma a evasão e a repetência escolar em Imperatriz”, finaliza.