8/30/2011

Prefeitura inaugura novos leitos de UTI no Socorrão



Já foram criados 30 leitos de UTI, no governo Madeira



Bastante concorrida à solenidade de inauguração de novos leitos realizada nessa segunda-feira (10) nas dependências do Hospital Municipal de Imperatriz (HII). Além do prefeito e  da secretaria de saúde Conceição Madeira, prestigiaram o evento secretários, servidores do Hospital, o deputado Federal Chquinho  Escórcio, os vereadores Hamilton Miranda, Fátima Avelino, Rildo Amaral e Chagão do PT.

O prefeito Sebastião Madeira destacou em sua fala a importância da instalação dos novos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no hospital Socorrinho, referência em atendimento infantil de Imperatriz. “Essa é uma grande necessidade, pois como falou a secretária Conceição muitas vidas no passado deixaram ser salvas pela falta desse serviço em Imperatriz”, disse.

Madeira reconheceu o excelente trabalho realizado pelo governo do Estado em relação ao pronto-atendimento neonatal por intermédio do Hospital Regional Materno Infantil (HRMI) de Imperatriz, inclusive com mais de 50 leitos oferecidos à comunidade da região Tocantina. “Essa quantidade superar até mesmo a capital São Luís”, disse.

Ele lembrou que a rede pública não oferecia UTI infantil, dispondo apenas de quatro leitos nos hospitais particulares, considerado insuficiente para atender a grande demanda da população de Imperatriz. “Eram oferecidos apenas atendimento adulto e neonatal, mas agora dispomos de UTI infantil”, destacou.

O prefeito destacou o empenho da governadora Roseana Sarney; do secretário de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad, e do Ministério da Saúde que, provisoriamente,  ajudaram o município a montar  sete leitos de UTI infantil. “Esses leitos estão funcionando há um ano e três meses, e nunca mais morreu uma criança por falta de UTI, em Imperatriz”, garante ele, que diz que “pode ter morrido alguma criança devido a gravidade da doença, mas não por falta de UTI”.

Madeira esclarece que pronto-atendimento na UTI infantil estava funcionando em uma sala provisória (sala de recuperação do centro-cirúrgico) até que fosse preparado o novo espaço para ampliação da UTI adulto, no hospital Socorrão. “Nós reformamos esse espaço, que agora passa a funcionar uma UTI infantil de última geração, com dez leitos, podendo chegar a doze”, frisou.

A secretária Municipal da Saúde (Semus), Conceição Madeira, destaca que “Imperatriz inaugura a primeira UTI infantil do interior do Maranhão, que presta atendimento a crianças até 12 anos de idade”

Ela rechaçou as críticas vindas de opositores  que insistem em não reconhecer os avanços obtidos na saúde no governo Madeira. “Temos conseguido grandes avanços nessa área, pois com a inauguração dessa UTI, passamos a ampliar o atendimento infantil em Imperatriz”, arremata.

Em seu discurso, o deputado federal Francisco Escórcio enfatizou que “é necessário força e determinação para viabilizar ações em benefício da comunidade imperatrizense”. “Tenho visto o prefeito Madeira fazer apelo não apenas a mim, mas para todos em São Luís e Brasília, no sentido de melhorar a saúde”, disse.

Chiquinho Escórcio ressalta que “é necessário que seja debatido também a saúde pública em Imperatriz, pois atende dezenas de municípios da região sudoeste do Maranhão, do Norte do Tocantins e sul do Pará”. “Imperatriz é sacrificada pelas ‘indústrias das ambulâncias’ oriundas dos estados do Tocantins e Pará”, disparou.

O parlamentar prevê que o estado, em parceria com os governos federal e municipal, deverá construir um hospital de alta complexidade em Imperatriz, visando melhorar o atendimento à população da região sudoeste do Maranhão. “Nós relatamos ao ministro da Saúde sobre essa situação: a grande demanda do Bico do Papagaio, no estado do Tocantins”, disse.

O presidente da Câmara Hamilton Miranda também fez uso da palavra e reconheceu o esforço da Secretaria Conceição Madeira para melhorar o sistema de saúde municipal. “ Não tem uma semana que eu não seja convidado para uma inauguração ou eventos promovidos pela saúde”  disse.

O  vereador Rildo Amaral, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, ressaltou o esforço de toda equipe da Secretaria de Saúde para melhorar o atendimento no Hospital Municipal. “ Quero parabenizar e secretaria e toda sua equipe pelo grande trabalho de melhoria e humanização realizado aqui no Socorrão” concluiu o vereador.








Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...