1/01/2012

Artigo: Sebastião Madeira: O desafio de administrar Imperatriz


Administrar Imperatriz é um grande desafio. Um desafio pela sua complexidade, pela sua pluralidade, pelo volume de problemas acumulados ao longo dos anos e que necessitam ser resolvidos.  Um desafio de tentar, sobretudo, satisfazer os anseios da população; às vezes fazendo, nem sempre o que esta deseja, mas o que a cidade necessita. 

No curso do nosso mandato, temos enfrentado esses desafios com a coragem, o sacerdócio e a determinação dos quais o cargo de prefeito requer e assim, temos avançado e, avançado muito.  

A população sente e, vive avanços na área da infraestrutura, com a recuperação das ruas de bairros inteiros, e a pavimentação  dos principais corredores de transito, com recursos próprios e, em parceria com  os Governos estadual  e federal.  Construímos pontes e  adotamos um arrojado programa de iluminação pública que tem contribuído, sobremaneira, para melhorar a segurança pública da cidade.

Na educação melhoramos os índices   instituindo  como  foco o aluno com objeto de melhorar o processo de ensino e aprendizagem por meio de  um arrojado programa de capacitação  de gestores e professores, em parceria com  Instituto Airton Sena. Este ano  ainda foi possível pagar um abono aos professores de sala de aula  com  o rateio da sobra do Fundeb.

No social  absorvemos  as  crianças e adolescentes que viviam em situação de vulnerabilidade  pelas ruas incluindo-as  nos mais diversos programas mantidos pela Prefeitura;  melhoramos e ampliamos   o número de refeições no Restaurante Popular,  sem falar no atendimento aos idosos e portadores de necessidades especiais.

Avançamos na saúde! São visíveis as mudanças e as melhorias no Hospital Municipal.  São quase 15 mil procedimentos por mês, incluindo uma simples sutura até a cirurgia de alta complexidade.  Aumentamos o número de postos de saúde, investimos na melhoria do atendimento e na oferta de serviço

A agricultura também recebeu atenção especial. Assistimos os pequenos agricultores proporcionando-lhes  assistência técnica e incentivos á produção com a adoção de programas especiais, como o Compra Local que prevê a aquisição, por parte da Prefeitura, do que é produzido.

Assumimos a responsabilidade de ser prefeito de Imperatriz  e como tal temos dedicado todo nosso tempo, nossa energia e autoridade para resolver os problemas da cidade. Não medimos esforços para consolidar o enorme potencial, político, social e econômico de Imperatriz. 

Encerramos  2011 com um balanço positivo e com a certeza de que a cidade  está bem melhor a ponto de ser incluída no rol das que mais cresceram no país nos últimos anos com um crescimento, conforme assinalou recentemente a Revista  Veja,  superior à média nacional.

Todo esse crescimento  de Imperatriz é o resultado do trabalho de muitas mãos e de  um  elenco muito grande de  fatores. Da posição geográfica da cidade, mais do que privilegiada, até a descoberta desta   por parte dos médios e grandes investidores  do País que, com o apoio da nossa gestão, com o apoio do Governo do Estado, estão vindo se instalar na cidade.

Na verdade essa localização privilegiada já era conhecida do Brasil, mas faltava uma efetiva política de desenvolvimento. 

O diferencial foi que trabalhamos para isso  aprovando a Lei  Geral  da Microempresa,  que abriu possibilidade para a legalização dos comerciantes informais e ainda  aprovamos na Câmara Municipal uma Lei que favorece  o desenvolvimento econômico por meio de incentivos para que empresas e indústrias se instalem na cidade.  Também temos ido atrás dos potenciais investidores a quem temos a oportunidade de falar da força da nossa cidade.

O potencial de Imperatriz  sempre esteve ali, adormecido. O que faltava era os incentivos, o acolhimento  e isso nossa gestão tem feito com muita competência.

Enfim, neste encerramento de 2011 e, início 2012, quero agradecer as parcerias com a Câmara Municipal, com o Governo Estadual e com o Governo Federal.

Agradecer a parceria com os representantes da Assembléia Legislativa,  da Câmara dos Deputados e, sobretudo a parceria com a população.

Em 2012  continuaremos com essa mesma dedicação e esforço para fazer uma Imperatriz cada vez melhor  sem temer qualquer patrulhamento ideológico.

O nosso compromisso e com a cidade e seu povo e não com aqueles que, entre a cidade e  o bem estar de sua gente, prefere se homiziar no ranço ideológico.

Sebastião Madeira
Prefeito de Imperatriz









Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...