1/06/2012

Longevidade: 100 anos de muita lucidez



O personagem:

Nome: José Bispo Ribeiro
Data de nascimento: 06 de Janeiro de 1912
Local: Barão de Grajaú (MA)
Cerca de cem netos e mais de duas dezenas de bisnetos.

O seu José Bispo Ribeiro, carinhosamente chamado pelos amigos de  " Seu Zé Telha" não precisou recorrer a tratamento de estética, alimentação especial ou qualquer milagre da medicina para chegar hoje, seis de Janeiro, aos cem anos.

Talvez o segredo da longa vida do seu José Bispo esteja no  amor como  sempre foi tratado pelos seus 15 filhos, seus cem netos e pelo menos duas dezenas de bisnetos.  A gente sente isso quando chega na casa dele, ali na São Paulo esquina com a rua Maranhão, na Nova Imperatriz.

As limitações existem.  O corpo já não responde a todos os comandos, já não ouve direito, e se locomove com a ajuda dos  filhos. Também, seria exigir demais de um ser humano.

Uma coisa o tempo ainda não tirou do seu Zé Telha: a lucidez. Sabe que hoje é seu aniversário e demonstra, a seu modo, alegria por isso. " Meu avô continua sendo um leão  " garante o economista Cândido Madeira Ribeiro numa tentativa definir o grande patriarca dos Ribeiros.

Nascido em Barão do Grajaú, morando em Imperatriz desde 1975, seu Zé Telha acumula mais um grande feito: a longevidade de seu casamento. No tempo em que os casamentos duram no máximo uma década, ele se orgulha dos seus 75 anos de casado com a dona Laura Maria Holanda Ribeiro, hoje com 91 anos e tão lúcida quanto ele. Não deixa de ser um exemplo para as novas gerações.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...