8/05/2012

Eleições 2012- Pesquisa Escutec/O Estado revela liderança folgada de Madeira em Imperatriz



Tucano lidera com 48,8% das intenções de voto; O deputado estadual Carlinhos Amorim está quase 35 pontos percentuais atrás.


Gilberto Léda
Da editoria de Política
05/08/2012 00h00

Pesquisa Escutec/O Estado realizada em Imperatriz aponta que, se fossem realizadas hoje, as eleições no segundo maior colégio eleitoral do Maranhão seriam vencidas com facilidade pelo atual prefeito, Sebastião Madeira (PSDB). O candidato da coligação "Pra Fazer Muito Mais" aparece no levantamento com 48,8% das intenções de voto na estimulada, quando o entrevistado é apresentado à lista de candidatos.
Em segundo lugar aparece o deputado estadual Carlinhos Amorim (PDT), da coligação "Imperatriz é de Todos Nós", com 13,9% das intenções de voto, quase 35 pontos percentuais atrás do líder. Ele está tecnicamente empatado com a odontóloga Rosangela Curado (DEM), da coligação "A Força das Novas Ideias", que foi citada por 12,4% dos entrevistados.
Os outros seis candidatos na corrida eleitoral de imperatriz disputam uma eleição praticamente à parte, todos tecnicamente empatados. Justino Filho (PTC), da coligação "Pensando Imperatriz", está em quarto lugar com apenas 4,1%; Adalberto Franklin (PT), tem 1,7%; Major Melo (PSOL), 1,5%; e Wilson Leite (PSTU), 0,8%. Kleber Miranda (PSB) e Aluisio Melo (PCB) estão rigorosamente empatados com 0,3% das intenções de voto.
Outros 4,6% disseram não votar em nenhum dos candidatos e 11,6% disseram não saber em quem votar, ou preferiram não responder ao questionário.
A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 3 de agosto, com 600 entrevistados. O registro foi feito no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), dia 31 de julho, sob o protocolo MA-065/2012. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança da consulta é de 95%.

Rejeição - Se lidera com folga a pesquisa no levantamento estimulado, o tucano Sebastião Madeira vê sua situação eleitoral ainda mais tranquila quando analisados os números da rejeição. Nesse quesito, o atual prefeito é apenas o segundo colocado, com 20,5% dos 600 entrevistados dizendo não votar nele de jeito nenhum.
Além disso, 79,5% dos imperatrizenses, segundo a pesquisa Escutec/OEstado, consideram a administração Madeira ótima (12,1%), boa (39,8%), ou regular (27,6%). Quando a pergunta é "O sr.(a) aprova ou desaprova a forma de governar do prefeito Madeira?", a aprovação chega à casa 62,6%, contra 34,5% que dizem desaprovar e 2,8% que disseram não saber, ou não responderam.
Curiosamente, o líder em rejeição é o petecista Justino Filho, que tem apenas 4,1% das intenções de voto, mas 32,2% de rejeição. O deputado estadual Carlinho Amorim aparece em terceiro nesse levantamento, rejeitado por 10,9% dos entrevistados. A democratata Rosangela Curado tem 4,6% de rejeição.