9/25/2013

Qualidade de vida: Mantida pela Prefeitura de Imperatriz Casa do Idoso é referencia no Estado.





Por Sara Ribeiro

Durante a XI Semana Municipal do Idoso, realizada de 23 de setembro a 01 de outubro, o Centro de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos – Casa do Idoso – vem sendo destaque pelo trabalho já realizado em atenção aos idosos do município de Imperatriz. 

Maria do Carmo Martins da Silva, de 77 anos, mais conhecida como Carmitinha, reconhece o trabalho desenvolvido pela Casa do Idoso.

 “Há quase 13 anos frequento a Casa do Idoso todos os dias. Meu filho que prestava serviço para a casa foi quem me levou a conhecer o programa e de lá não saio mais. Não sei mais viver sem a casa do idoso. Quando chegam as férias, no período do recesso, eu fico logo agoniada. Lá a convivência é boa, nós somos bem atendidos. Em casa, já inicio o dia pensando em ir para a casa. Chegando lá temos muitos amigos com quem conversar, se divertir”.


Carmitinha declara ainda que cada vez mais a gestão municipal faz melhorias na casa do idoso pensando no envelhecimento com qualidade para as pessoas idosas. “Na gestão do prefeito Madeira tudo melhorou para nós. A alimentação melhorou muito. Hoje nós temos uma alimentação saudável, preparada por nutricionista que fica de olho na comida. Temos uma academia ao ar livre, hidroginástica, atendimento médico com medição de pressão e tantas outras coisas. Na casa somos bem tratados, as equipe de lá cuida bem da gente. Para mim mudou para melhor”.

Maria dos Reis, de 70 anos, frequentadora da Casa há 20 anos, afirma que no decorrer dos anos, nunca houve período de maior atenção aos idosos quanto ao que está vivendo.


“Esse está sendo a melhor fase da Casa do Idoso, porque não falta nada para nós. Tem alimentação, atividade física, eu participo do teatro, do Coral e artesanato. Só não faço mais atividades porque não dá tempo. Mas lá tem de tudo que a gente precisa”, assegurou.

Investimento e qualidade de vida


De acordo com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Miriam Reis, a Casa do Idoso promove a sociabilidade da pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. Atualmente a casa tem 1.180 idosos cadastrados e 700 deles frequentam a casa semanalmente e oferece várias atividades.

“A casa oferece aos idosos atividades de alfabetização recreativa, alongamento, ginástica, artesanato, automassagem, coral, enfermagem, fisioterapia, forró, relaxamento, hidroginástica, hidroterapia, massoterapia, jogos, dança artística, devocional, teatro, atendimento médico e atendimento psicossocial. O atendimento médico e a academia popular estão entre as ações implantadas na Gestão do Prefeito Madeira”, esclarece



Miriam assegura que o idoso que frequenta a casa tem mais qualidade de vida e disposição. “Os usuários da casa recebem toda a atenção da equipe multiprofissional, além de atendimento médico especializado. Eles não reclamam de stress, dores no corpo e tristeza. Fazemos tudo que é possível para dar alegria e bem estar aos nossos idosos” finalizou. [Sara Ribeiro – ASCOM]

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...