12/06/2016

Feira das Profissões apresentará cursos a estudantes do Ensino Médio


O evento conta com visitas guiadas aos laboratórios da instituição,
oficinas e palestras

IMPERATRIZ - A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promoverá, por meio do Programa de Educação Tutorial (PET) – Conexões de Saberes, no dia 06 de dezembro, a segunda edição da “Feira das Profissões”. O evento ocorrerá, simultaneamente, no Campus Centro e no Campus Avançado Bom Jesus. A Feira tem por finalidade apresentar os cursos de graduação oferecidos à comunidade pelo campus da UFMA em Imperatriz.

Para a coordenadora do PET Conexões, Adriana Crispim, a Feira das Profissões tem o interesse de despertar no aluno a necessidade de continuar os estudos após a conclusão do ensino médio. “O que a gente percebe é que para alguns a vida estudantil acaba no ensino médio, não existe continuidade”, afirmou.

“Um dos objetivos da Feira das Profissões, além de mostrar a nossa realidade e apresentar os cursos de graduação da UFMA campus Imperatriz, é despertar, nesse aluno que está concluindo a educação básica, o interesse em dar continuação aos seus estudos e mostrar que ele tem condições de fazer o Enem e ser aprovado em uma instituição pública”, concluiu.
    
Silvanete Gomes, professora da rede pública de Imperatriz, diz apoiar a iniciativa por perceber que os alunos têm dúvidas sobre os cursos de graduação e a carreira profissional que almejam seguir. "Sempre faço uma enquete no início do ano letivo e percebo que a maioria dos estudantes não define antes a profissão que desejam seguir. Isso acontece por falta de estímulo de algumas escolas e da própria família, que não impulsionam esses jovens a definir objetivos de vida mais cedo", frisou.

Para o estudante do 3º ano do ensino médio, Vanderson Batista, a “Feira das Profissões” é de grande relevância para quem está concluído a educação básica por ser capaz de contribuir para a decisão do jovem sobre seu caminho no ensino superior. “Saber se a escolha profissional vai lhe realizar de forma financeira e, principalmente pessoal, é importante. As disponibilidades bem apresentadas são capazes de instruir um jovem a decidir qual curso seguir. A Feira tem essa função, além de instruir o estudante sobre as graduações da UFMA em Imperatriz”, afirmou.

A Feira tem como público-alvo estudantes do ensino médio e interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal meio de acesso às vagas em instituições públicas e privadas do país através dos Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Confira a programação dos campus Centro e Bom Jesus
Dia 6 de Dezembro de 2016 (manhã e tarde)­­­
·         8h às 8h30 - Chegada dos participantes;
·         8h30 às 9h - Acolhida dos participantes e palestra sobre SISU;
·         9h30 às 12h - Visitas guiadas, oficinas e palestras;
·         13h às 13h30 - Chegada dos participantes;
·         13h30 às 14h - Acolhida dos participantes e palestra sobre o SISU;
·         14h30 às 18h - Visitas guiadas/oficinas/palestras;
·         18h30 às 20h - Mesa redonda: Trabalho, vocação e carreira/graduação tecnológica, bacharelado e licenciatura;
·         20h - Encerramento.

Fonte:   Assessoria -Ufma  Raynan Ferreira


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...