2/27/2018

Nível do Rio Tocantins volta a subir



Boletim da Defesa Civil registra cinco metros acima do marco zero
 Por  Francisco Lima

Nível do Rio Tocantins em Imperatriz voltou a subir nesta segunda-feira, 26, para 5,02 metros acima do marco zero. A informação é da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil. Devido ao volume de chuvas, a vazão do final de semana foi de 8.975,35 metros cúbicos por segundo.

No dia 09 de fevereiro o rio atingiu a faixa dos 7,22  metros acima do leito normal, afetando cerca de 130 famílias ribeirinhas. No feriado de carnaval as águas baixaram, e até a última sexta-feira mantinha elevação média de três metros.

O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão destaca que não há previsão de transbordamento do rio, mas que a comunidade deverá ficar em alerta. “Estamos em estado de vigilância permanente em função das chuvas contínuas dos últimos dias, e a previsão é de mais chuvas para as  próximas horas”, destaca.

Segundo ele, em caso de provável emergência, as instalações no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva continuam montadas para receber famílias desabrigadas. “Esperamos que não seja necessário, mas, em caso de novos alagamentos,  continuamos com os abrigos montados no Parque de Exposições para receber essas famílias que residem em áreas ribeirinhas”.

De acordo com monitoramento da Defesa Civil, as previsões de vazão do Rio Tocantins são de 4.271,40 m3s, para 24 horas; 4.138,73 para 48h; e 4.093,30 m3s para 72h. Boletins são divulgados diariamente no site da Prefeitura por meio de gráfico

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...