2/27/2018

Historiador José Herênio indica local exato do nascimento de Imperatriz



De posse dessa informação vereadores aprovam construção do Marco Zero

Por         Domingos Cezar

Baseados no livro “Imperatriz – Uma avozinha de cem anos”, de autoria do historiador José Herênio, vereadores aprovaram projeto de indicação solicitando ao prefeito Assis Ramos, a construção de um monumento que indique o Marco Zero, ou seja, o exato ponto da fundação da cidade pelo Frei Manoel Procópio.

 O projeto é de autoria dos vereadores Adhemar Alves de Freitas Júnior, Fábio Hernandez de Oliveira Sousa,  Irmã Maria Telma de Sousa Rocha Silva, José Arimatheia Pereira de Castro (Ditola) e Manoel da Conceição de Almeida (Bebé Taxista).

 Em sua justificativa os edis lembram que a povoação iniciou em julho de 1852, com chegada de Frei Manoel Procópio, onde encontra-se situada a Praça da Metereologia, o que faz do local, um dos principais pontos históricos da cidade, tanto do ponto de vista histórico, quanto cultural.

 Os autores do projeto de indicação argumentam que seria interessante envolver o maior número de cidadãos na escolha do tipo de monumento a ser erigido. Sugerem a criação de um concurso direcionado a técnicos em arquitetura, arquitetos e engenheiros para apresentação de projeto a ser escolhido por uma comissão criada pela Fundação Cultural.

 Observam, ainda, que na Praça da Metereologia, em frente ao Hospital da Unimed existe um espaço de 100m2 adequado à construção do monumento, que vai se tornar mais um importante ponto turístico da cidade de Imperatriz. O projeto será enviado para o executivo para que seja sancionado pelo prefeito Assis Ramos.

 José Herênio de Souza, o autor do livro “Imperatriz – Uma avozinha de cem anos”, é de família tradicional desta cidade, com ramificações em Carolina e Marabá (PA). Piloto de avião aposentado, advogado, escritor atuante, mora há vários anos no Rio de Janeiro, é membro da Academia Imperatrizense de Letras – AIL.


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...