7/16/2023

*Campanha pelos 200 mil eleitores ganha força em Imperatriz*

E o que implica se o município de Imperatriz, que hoje conta cerca de 185 mil eleitores, alcançar os 200 mil eleitores ? Significa que a eleição para prefeito na cidade passará a ser realizada em dois turnos, na hipótese de, no primeiro, nenhum dos candidatos atingir a maioria absoluta dos votos. Para efeitos legais a maioria absoluta significa o candidato obter mais de 50% dos votos válidos.

 A adoção do critério da maioria absoluta de votos é característica do chamado sistema eleitoral majoritário de dois turnos, válido para eleição de prefeito, governador e presidente da república.

 Hoje pela manhã, representantes da Justiça Eleitoral estiveram na Câmara Municipal para conversar com os vereadores sobre o tema. É provável que o legislativo municipal desenvolva uma campanha nesse sentido.

O vereador Zesiel Ribeiro (PSDB) participou da reunião. Ele acredita que é possível que na próxima eleição para prefeito em Imperatriz já seja configurada com a possibilidade do segundo turno.

 Essa etapa do sistema eleitoral brasileiro foi introduzida por meio da Constituição de 1988.

 

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...