2/03/2010

ìndios intensificam pedágio: SBT nacional denuncia cobrança de pedágio na BR-226. Ficou complicado pega a estrada para Barra do Corda



Em novembro do ano passado o blog publicou o drama de um médico de Imperatriz que denunciou que índios da etnia Guajajara estavam cobrando pedagio na Br-226. O profissional presta serviço em Barra do Corda e contou que naquele período, ele, e os demais usuários daquela rodovia, para prosseguir viagem eram sempre parados e obrigados a dar dinheiro aos indigenas para prosseguir com o trajeto.

“ Só se prossegue a viagem se pagar” deunciou o médico naquela ocasião".

Pois bem, essa prática dos Guajajara na Br-226 acaba de ganhar repercussão nacional por conta de uma matéria produzida pelo SBT denunciando o fato e cobrando providências por parte das autoridades.

Nessa época do ano a ação dos índios termina sendo extremamente prejudicial para o cidade de Barra do Corda já que pode afugentar os milhares de visitantes que são atraídos anualmente pela fama do bom Carnaval da cidade.

O testemunho

O médico, fonte da informação veiculada em Novembro aqui neste espaço, contou que em uma de suas viagens a Barra do Corda, foi parado três vezes, na ida e, na volta pelos índios que lhe exigiram dinheiro. O grave, conforme o profissional da saúde, é que a cobrança ocorre sempre em tom de ameaça.

“ Eles cercam o carro, e em tom agressivo começam a exigir dinheiro” afirma o médico que recomenda aos motoristas que tenha coragem de enfrentar a 226 leve o dinheiro dos índios separado.

“ É temerário abrir a carteira na frente deles. O risco de levarem tudo é grande” completa. A cobrança, informou ainda ele, começou em uma única aldeia depois é que as outras seguiram o exemplo.

“De Grajaú até Barra do Corda são cerca de 27 aldeias se todas elas começarem a cobrar pedágio vai ficar difícil fazer essa viagem. As autoridades tem de tomar providências” concluiu o médico.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...